Tecnologias educacionais versus Educação de Tecnologia

por: Camila Achutti

Muito se avançou na produção de plataforma de ensino e repositórios de conteúdo: MOOCS, Moodles, Aplicativos…Tem muita coisa incrível por aí que se propõe a melhorar a experiência de ensino. Essas são as chamadas Tecnologias Educacionais, ou para os íntimos, EdTech.

Mas será que usar bastante essas tecnologia educacionais faz com que o aluno aprenda tecnologia e se torne um cidadão ativo na sociedade atual? E A RESPOSTA É: NÃÃÃÃÃÃO! Essas duas áreas são completamente diferentes e merecem a correta atenção.

Vamos aqui pontuar que uma não exclui a outra e ao mesmo tempo também não supre os aprendizados de cada uma delas. Educação em Tecnologia ainda é um tabu, enquanto Tecnologias Educacionais já são amplamente aceitas e usadas. Educação de tecnologia ainda é um conhecimento de poucos e se atribui um estereótipo técnico a ela, enquanto Tecnologias Educacionais são usadas amplamente e por todos os tipos de aulas e matérias.

Aproveitando, vamos refletir! Estamos, nós professores, refletindo junto aos nossos alunos sobre os tempos digitais? Sobre como funciona a internet? Como são feitos os aplicativos? Estamos sequer fazendo essas pergunta ou estimulando eles a fazê-las?

Pelas escolas que tenho visto e trabalhado, a resposta é não. E para fazer essas perguntas nenhum conhecimento exímio de tecnologia é exigido. Para termos os avanços necessários para a rápida distribuição do letramento digital
precisamos, todos, começar a fazer perguntas, ainda que nós mesmos ainda não tenhamos as respostas. Se a gente esperar que todo o sistema educacional adquira esse conhecimento para depois passar para os nativos digitais não vamos alcançar nossos objetivos nunca. As variáveis todas não vão se alinhar nunca. Precisamos começar a testar. Acertar e errar.

A sociedade do conhecimento atual vive uma realidade global, exponencial e hiper conectada, todos os nossos conceitos vão precisar ser revistos, pois eles foram estruturados na sociedade industrial linear e local. E é para entender e guiar essa transformação que a educação de tecnologia existe.

Receba nossa News