Qual a diferença entre orientação profissional e orientação vocacional?

por: Entretanto

Não fique surpreso caso você tenha pensado que ambos significam a mesma coisa. Essa confusão é comum, mas esclareceremos agora mesmo.

A escolha vocacional é um termo que surge a partir da palavra vocação, que vem do latim vocatione e significa predestinação. Segundo Parsons, (1909) a orientação vocacional pode ser dividia em princípios como: compreensão de si mesmo, conhecimento de requisitos e condições de sucesso, e por último, uma resultante destes dois fatores.

Porém, oferecer apenas algumas opções de carreira pode deixar o avaliado sem respostas concretas o suficiente. No processo de orientação profissional busca-se auxiliar o indivíduo na descoberta de seus conhecimentos e de suas habilidades, assim como conhecer as fontes de treinamento para aprimorar as suas competências profissionais.

Especialistas brasileiros na área de orientação profissional indicam que para uma intervenção eficaz, deve-se analisar todo o contexto por meio de métodos e instrumentos psicológicos, de modo a disponibilizar serviços adequados, fundamentados teórica e empiricamente.

Veja abaixo os principais domínios avaliados nos processos de orientação vocacional:

post-blog_imagem-2

Conteúdo originalmente publicado em Pearson Clinical.

Receba nossa News