10/06/2021

Itinerários

Por: Rosa Acassia Luizari

O tema da formação de professores vem sendo discutido por diversos autores do meio acadêmico. Os discursos são vários e os metadiscursos nos impele a buscar novas formas de pensar a pesquisa na área. Os itinerários que me trouxeram até aqui foram muitos: leituras, reflexões e análises. Retrospectivas necessárias ao avanço. Passos impensados, justificativas rebuscadas. O ato puramente intelectual da prática docente leva-me a perceber minúcias nascidas do corpo e projetadas na fala. Escolhas materiais são óbvias. O movimento corporal é necessário para que a prática docente seja legível. E inteligível. 

Formatos padrões parecem obsoletos e narrativas visuais ganham espaço. A tradução da prática docente torna-se objeto de análise no texto e o texto é meu território. O texto deixa de colocar-se em um lugar todo correto e as curvas tornam-se possibilidades. O processo de construção do texto é dispendioso. Aqui vejo a materialidade da pesquisa em Educação.

Os textos estão no mesmo lugar, mas os olhares não. O inverso também vale e a dimensão conceitual da formação de professores ganha dimensões diferenciadas. Maria Isabel da Cunha, autora do texto “O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação” expande a relevância da reflexão sistematizada, onde o conhecimento ganha lugar de resistência ou de “poder em um contexto discursivo determinado” (CUNHA, 2013, p. 611) e aqui retomo a ideia de que o texto é meu território. 

Este é meu contexto discursivo. E sigo o meu itinerário nesta página. Penso quantos itinerários diferentes poderiam estar figurados aqui, mas tenho permissão para traçar o meu. Apenas o meu. O constructo é individual, a construção é coletiva no sentido de que a partilha é necessária. A formação humana parece ser tudo isso imbricado.

*Rosa Acassia Luizari é pedagoga formada pela UNESP e pós-graduanda em Teoria do Discurso e do texto pelo Centro Universitário Claretiano; Professora no Ensino Fundamental em Rio Claro-SP. Autora do livro Sinopse do Corpo (Helvétia Éditions, 2020). Membro Fondatore do Nucleo Accademico Italiano de Scienze, Lettere e Arti e membro da ACILBRAS- cadeira 525. Destaque Educacional 2020, Comendadora da Justiça de Paz pela OMDDH.

Colaboração

Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Outras matérias da mesma editoria