15/09/2020

Exemplo da rotina melhora a participação dos alunos

Professor mostrou aos alunos como o conteúdo aplicado estava presente no dia a dia

Por Bruno Damião*

Segue uma experiência que tive em sala de aula no começo deste segundo semestre de 2020. Fiz um trabalho utilizando o padlet (padlet.com) para mostrar aos alunos da Biomedicina, Fisioterapia e Enfermagem (três turmas distintas) como a Farmacologia está presente em nosso dia a dia.

A primeira pergunta que recebi na minha primeira turma de Farmacologia, em 2018, foi: “Qual é o motivo de uma turma de Biomedicina estudar Farmacologia?”. Confesso que na hora me senti impotente, mas consegui elaborar uma resposta que agradou a todos. Não fiquei satisfeito…

Pensando em novas maneiras de iniciar a disciplina, tentando esclarecer a importância da Farmacologia não só para formação acadêmica, mas para o nosso dia a dia, resolvi fazê-los se mexerem durante a aula online e procurarem em suas casas todos os medicamentos para avaliarmos os estoques ou hábitos medicamentosos dos brasileiros.

O resultado foi fantástico!

Todos participaram, o mural construído ficou incrível, muitos alunos abriram os microfones e as câmeras para interagir e comentar, muitos espantados com a quantidade de medicamentos em casa.

Com isso, todos entenderam claramente que essa disciplina, que parece desconexa se vista apenas como mais uma disciplina básica obrigatória, na verdade, integra os conhecimentos obtidos na Fisiologia Humana e faz parte da nossa rotina diária.  As aulas têm sido extremamente proveitosas desde então.

 

*Bruno Damião é Professor Universitário, Doutorando em Ciências Farmacêuticas, Mestre em Neurociências e Comportamento, Biomédico e Biólogo e mantém o plantandociencia.blogspot.com/ 

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria