17/08/2021

Como ensinar matemática de forma prática e lúdica em tempos de isolamento

Por: Aline Falconeri*

Sou professora de matemática na escola Sesi José Carvalho e por por trabalhar com metodologias ativas, em que são oferecidos aos nossos estudantes vídeos, slides, links, vídeo-aulas, quizzes para que os mesmos se tornem detentores do próprio saber, realizei algumas atividades com a turma de primeiro ano do Novo Ensino Médio. 

Em sala de aula virtual, resolvemos problemas, discutimos os objetos de conhecimento, tiramos dúvidas por meio de discussões entre estudantes-estudantes e estudantes-professor. Sempre que possível, divido a turma em grupos virtuais e eles podem trabalhar em equipe, pois trabalhando dessa forma, conseguem articular, consultar colegas, trocar ideias e chegar a um resultado para os desafios lançados durante as aulas.  

Dentro do planejamento de atividades para com eles está a utilização de tecnologias e atividades que envolvam as metodologias ativas e a criatividade dos estudantes para que as habilidades e competências sejam avaliadas tanto individualmente quanto em equipe. Alguns sites educativos são utilizados como forma de avaliar se os meus estudantes assimilaram ou não os objetos de conhecimento abordados em sala de aula e através dessas atividades, como por exemplo quizzes, onde eles respondem questões cronometradas e depois conseguem saber quantas questões acertaram, quantas questões erraram e quanto tempo levou para responder às questões. 

Nearpod é um aplicativo onde é possível fazer e responder perguntas através de atividades propostas ou é possível também projetar os slides com a apresentação do objeto de conhecimento, vídeos, conteúdos web, alguns laboratórios virtuais de simulações, teste de memória, enquete, pares ordenados, pergunta aberta, quadro colaborativo, questionários programados previamente, cronometrados e fornecê-los durante a aula. Também é possível avaliar as atividades do aluno em tempo real.  Os estudantes podem perguntar e responder a partir de laptops, tablets, smartphones e outros dispositivos móveis. Esse aplicativo foi utilizado durante uma aula de Polinômios, utilizando a metodologia TBL (Team Based Learning). A aula aconteceu em 3 etapas: 

  • 1ª Etapa: os estudantes estudaram o conteúdo previamente.  
  • 2ª Etapa: em sala, houve um questionário criado no site Nearpod através do aplicativo Hora de Escalar que foi respondido individualmente sobre o tema, após as respostas individuais a correção foi discutida e compartilhada. 
  • 3ª Etapa: aqui ocorreu o feedback e comparou-se os acertos/erros individuais e coletivos. 
  • 4ª Etapa: foi utilizado o aplicativo para que as questões de fixação do objeto de conhecimento fossem trabalhadas de forma lúdica e assim poderiam demonstrar se adquiriram ou não a habilidade necessária para seu desenvolvimento acadêmico. Participando entre eles de uma corrida, era possível fazer essa análise, com uma competição saudável onde resolveriam questões matemáticas e ao mesmo tempo me dariam respostas se tinham ou não aprendido a lição desejada. Após esse processo, houve a discussão das respostas que foram diferentes entre alguns estudantes para que fossem sanadas todas as dúvidas. 
Quizz
Quizz

Outra forma de avaliação utilizada é o Questionário, também do Nearpod. Nela é possível criar atividades-testes onde os estudantes podem responder uma questão de fixação referente ao assunto abordado durante a aula online e nós professores podemos receber um resultado automático do desempenho do estudante, sem precisar esperar por uma correção de uma exercício futuro, podendo analisar e perceber as reais dificuldades da turma em relação ao conteúdo abordado no momento da aula em questão e a partir daí já levar para a próxima aula novas metodologias de ensino para que eles aprendam e fixem melhor o que está sendo ensinado na aula online.

A plataforma foi utilizada durante uma aula de Números Complexos. Foi feita uma atividade de fixação no aplicativo Questionário e após a análise de desenvolvimento pude constatar que uma questão houve bom rendimento de acertos, mas mesmo assim retomei a questão em sala de aula, revisei o conteúdo mais uma vez. 

O Nearpod também traz o aplicativo Desenhe Isso, que consiste na gestão individual do aluno, possibilitando ao estudante enviar foto do caderno durante a aula online para que o professor possa gerenciar suas respostas para orientá-lo e avaliá-lo quanto ao desenvolvimento de suas habilidades e competências, o que ao final de cada aula online irá gerar relatórios atualizados que traz o real desenvolvimento do estudante. 

*Aline Falconeri é docente da turma do Novo Ensino Médio da unidade SESI José Carvalho

 

Colaboração

Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados