01/07/2019

Aprender com os alunos é crescer como professor

Sergio Campelo

Ser um mediador no processo de ensino aprendizagem é tornar os alunos protagonistas dentro da sala de aula. É empoderá-los, envolvê-los, engajá-los, torná-los maiores; possibilitar que criem com autonomia e criatividade. É sentar com eles e, com eles, aprender e, consequentemente, crescermos.

E o resultado disso é nos tornarmos também, cada vez mais, professores melhores. E dá gosto de ver! No curso de Planejamento de Jogos, onde alunos aprendem a desenvolver seus próprios jogos de tabuleiro sendo mediados pelo docente para que envolvam as disciplinas curriculares na sua elaboração, quem deu a aula foi o aluno Wilson. Ele está desenvolvendo um projeto que nomeou como “Cangaceiros”, que trata de conflitos entre famílias da região norte e nordeste na disputa por territórios.

No jogo, ele conta também a história do cangaço brasileiro, caracteriza as vestimentas e cenários que envolviam toda essa ambientação entre o final do século XIX e início do século XX (também aprendemos isso com o Wilson). A principal referência que levou Wilson a desenvolver a jogabilidade para seu projeto foi o jogo de tabuleiro War, da empresa Grow, onde o objetivo é desenvolver estratégias para proteger fronteiras e conquistar territórios. E o Wison deu uma aula e tanto para a gente. Explicou toda a estratégia do jogo, bem como sobre as ilhas, cidades, países e continentes que ilustravam o tabuleiro.

Foi uma verdadeira aula de história e geografia. Além disso, seu jogo War é peça rara: foi adquirido em 1989 e possui cidades pouco conhecidas por nós, como a Wladivostock russa, a ilha indonésia Sumatra e a região canadense de Labrador. Vê-los envolvidos e motivados no aprendizado é o principal objetivo deste docente que vos escreve e acredito de todos nós, professores, e saber que o resultado foi atingido é mais do que gratificante.

É confirmar que propostas como essa só atestam que, trazer o contexto e a realidade atual e a linguagem utilizada pelos alunos em sua comunidade para o ambiente educativo é fundamental para o êxito do processo de ensino e aprendizagem.

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria