fbpx
23/03/2020

Alunos e internet: como ajudá-los a manter o comportamento mesmo longe?

Com o COVID-19, aulas passaram a ser online e surgiu um novo desafio: como chamar a atenção dos alunos à distância?

Com o ensino e aprendizagem online é necessário revisitarmos algumas diretrizes que antes funcionavam para aulas presenciais. Uma delas é o comportamento dos estudantes. Sem dúvidas, chamar a atenção da classe e direcionar os alunos ao melhor caminho é muito mais fácil quando estamos em algum espaço físico.

Por isso, especialistas da Pearson selecionaram algumas orientações que podem ajudar você a criar um ambiente de aprendizado mais envolvente e visando o progresso do estudante.

  • Crie um documento ou publicação comportamental para sua classe e informe seus alunos sobre a importância dessas regras. Você pode incluir em como elas podem ajudá-los a criar um cronograma de ensino muito mais eficaz e divertido.
  • Mantenha-os informados como usar o material ao vivo online. Convém incluir diretrizes para as expectativas de chegada pontual, como eles podem reduzir o ruído usando fones de ouvido e o botão mudo, como maneiras de minimizar as distrações da melhor maneira possível.
  • Lembre-se de que os alunos podem ter seus filhos ou irmãos em casa, na escola ou na creche, e talvez seja necessário estender alguma flexibilidade e compreensão durante esta temporada.
  • Não digite TODAS AS CAPS! Se fizer isso, parecerá que você está gritando. Não queremos assustar ou gritar com os alunos, né?
  • Evite sarcasmo e humor sombrio. Leve suas postagens a sério. Nunca diga on-line o que você não diria na vida real para outra pessoa. Suas postagens são um registro permanente; pense no tipo de registro que você deseja deixar para trás e, além disso, como o seu aluno pode recebê-la?

Embora seja tentador pensar que devemos focar apenas no conteúdo, queremos estudantes que possam se comunicar com clareza, colaborar bem e pensar criticamente. Por isso, devemos mostrar a eles o melhor caminho para desenvolver esse comportamento online.

Sabemos que essas habilidades estão sendo desenvolvidas e aprimoradas com o cenário atual; portanto, mantenha a paciência com você e com os alunos.

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
Outras matérias da mesma editoria