23/04/2020

A magia da leitura

Por: Cleide Marriel

 

As crianças são por natureza uma caixinha de desejos e vontades. Desejam brincar, divertir, fantasiar, conhecer o novo e expressar suas emoções através das relações e brincadeiras. Elas por conta disso devem ser trabalhadas de diversas maneiras, tendo os seus direitos de aprendizagens respeitados e campos de experiências oportunizados pela BNCC através de diversas metodologias e com os recursos que oportunizarem esta possibilidade de aprendizagem.

No contexto atual em que a leitura de instrumentos impressos está cada dia mais escasso e tem sido substituída pelas demandas da tecnologia, a leitura dos livrinhos paradidáticos devem  sim estar dentro do currículo escolar e ter o seu lugar nas práticas pedagógicas de cada instituição de educação que ainda acredita na leitura como entrada para concepção de futuros leitores.

E é aí que entram os recursos que de fácil acesso podem gerar boas propostas de trabalhar e fazer parte do contexto infantil a fim de que tenha significado para as crianças. Desenvolver a partir disso o primeiro processo do perceber o mundo a sua volta com o uso da leitura ainda nessa fase da vida é crucial para o cidadão que queremos formar.

Este ano, 2020,  Com a novidade dos livros paradidáticos produzidos pela By Pearson nas Coleções dos livros DOM Bosco do segmento da Educação Infantil Monte e Remonte, deram um brilho a mais na atividade voltada para a importância do prazer pela leitura na primeira infância que a Bebêbombom Creche Escola realiza todos os anos, O Projeto de Leitura.

Os paradidáticos com temas voltados para o mundo infantil estão sendo a ferramenta para o trabalho com as crianças desde os menores até os mais entendidos quando o assunto é histórias. Com a leitura realizada pelas professoras e as atividades através deles sugeridas, inventadas e reinventadas tecemos um leque de possibilidade de leitura para nossa Educação Infantil.

Como tudo deve partir do despertar do interesse e da curiosidade, que ao ver da escola é o que motiva as descobertas infantis, foi elaborado um projeto de leitura em cima de cada exemplar paradidático atendendo a compreensão dos grupos de alunos. De início um grande labirinto circular bem coloridos de imagens onde em seus espaços continham os livros à disposição da criança e de seu responsável, labirinto que denominamos de Labirimbombom e que no dia escolhido/combinado pela escola, os familiares tiveram o acesso ao grande desafio de buscar o seu Kit  leiturinha.  Os objetivos foram o de trazer os pais mais uma vez à escola,  de despertar neles o interesse de fazer leituras para seus filhos e  de apresentar de forma lúdica toda a fantasia e emoções obtidas através do contar dos contos, do ler as parlendas,  as cantigas tão ouvidas por eles em seus tempos de criança, estes que são alguns dos gêneros textuais mais usados no mundo infantis.

Já é da prática da escola a contação de histórias e as professoras anterior a isto tudo prepararam suas atividades em momentos da leiturinha com cada turma. Fazendo a leitura dos paradidáticos, deixando a criança manusear e conhecer aquele novo amigo. Aqui na escola nossos livrinhos são amigos porque queremos dar a criança a entender gradativamente que um livro pode nos acompanhar para a vida em mãos ou não, apenas na imaginação.

Ao chegar às famílias o material foi lido, manuseado, compartilhado envolvendo  e aproximando toda a comunidade escolar de forma prazerosa, principalmente neste período em que vivemos este isolamento social temporário, já que iniciamos o projeto antes deste momento da história atual. Em casa cada família está produzindo seus murais de leituras, a sua hora de teatrinho, tudo dentro das suas possibilidades e criatividades.

Estamos aguardando nosso retorno à escola para realizarmos a culminância do projeto A magia da Leitura e compartilharmos as produções e possibilidades  que este material nos trouxe na Educação Infantil  e que a valorização dos paradidáticos pode nos proporcionar.

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE