O coordenador pedagógico é uma figura essencial no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Sua principal função é auxiliar o trabalho do professor de forma a garantir o aperfeiçoamento de suas práticas. Suas intervenções podem ter relação direta com os processos executados na instituição ou ainda em algum caso específico de alunos e/ou docentes.
Alguns educadores, porém, apresentam resistência em ter alguém observando enquanto rege suas aulas. Como realizar a observação da forma correta e que estratégias utilizar para diminuir a resistência dos profissionais? Vamos apresentar algumas ideias que podem te ajudar nesse procedimento.
Não seja visto como um invasor ou um fiscal! Para isso, antes de começar o processo reúna o grupo de professores e explique que ao longo do ano/semestre você acompanhará algumas aulas com o objetivo de preparar formações continuadas que sejam adequadas às necessidades formativas do grupo. Deixe claro que sua intenção não é punitiva, mas sim para melhora do desempenho pedagógico.
Quando você organizar a ordem das aulas a serem observadas comunique aos professores o momento em que suas aulas serão observadas. Assim, fica muito mais fácil de conquistar a aceitação do processo por parte dos demais profissionais.
É comum os coordenadores irem para a aula sem ter um roteiro porque querem observar tudo. Isso é um erro! Quanto menos foco tiver, menos proveitosa será a visita a essa aula. Sendo assim, é importante definir o objetivo e os critérios de observação.
Além disso, ter uma ficha de observação vai te ajudar na agilidade das anotações e focar no(s) tópico(s) escolhido(s).
Os alunos são curiosos e podem entender a observação de maneira equivocada. Por isso, é importante que o professor te apresente e que você explique o motivo de estar na sala. Aproveite para avisar que será como se você não estivesse ali e que eles não podem te acionar enquanto você estiver observando.
O coordenador precisa estar o mais invisível possível. Isso significa escolher um local da sala em que seja bem pouco visto. Nossa indicação é que seja no fundo, no canto.
Durante a observação não deve ser feito nenhum tipo de comentário ou intervenção. O professor não deve ser corrigido em hipótese alguma durante o desenrolar da aula.
Durante a aula os pontos mais importantes devem ser anotados para que sejam apresentados em um futuro feedback. Faça as anotações de forma discreta e utilize palavras-chave que vão te ajudar a lembrar das situações. O feedback deve ser baseado em fatos, por isso é importante que ações/atitudes sejam destacadas para uso posterior.
Após a observação agende uma conversa com o professor para que ele receba o feedback da aula e também tenha a oportunidade de fazer uma autoavaliação. Destaque pontos positivos e pontos de melhoria baseados nos fatos observados e crie um plano de ação para que vocês possam, juntos, trabalhar pela melhoria.