Filosofia é coisa de criança, sim!

Filosofia é coisa de criança, sim!

por: Ludmilla Duarte

Este projeto foi desenvolvido para turmas de pré-primário 2 e 1º ano do Ensino Fundamental.

O processo de transição de um segmento escolar para outro, geralmente, abre portas para uma série de expectativas que levam pais, crianças/alunos a criarem situações de ansiedade. Pensando nisso, o projeto “Filosofia é coisa de criança, sim!” criou uma linha de ação na qual as atividades de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental visam proporcionar aos alunos das turmas de Pré-Primário 2 e 1º ano do Ensino Fundamental experiências de aprendizagem interativas, fazendo com que esta “passagem” de anos letivos aconteça de modo suave e lúdico.

Através das atividades dialógicas do trabalho de Filosofia em sala de aula, as crianças/alunos experimentam as diversas possibilidades de expressão, através do desenho, escrita, criação de livros, poemas e músicas.
As vivências da Filosofia em sala de aula se desenham em percursos de descobertas e diálogos, onde temas como felicidade, brinquedo, animais, meio ambiente, crescimento, morte, alegria, e tantos outros, ajudam os alunos/crianças a criarem suas próprias ideias, com diversos mapas conceituais, onde a criticidade, autonomia e o exercício da expressão, são meios para fortalecer a autoestima e o respeito ao próximo.

As atividades se intercalam em seu espaço físico, pois ora ocorrem na sala da Educação Infantil, ora na sala do 1º ano do Ensino Fundamental, o que oferece a possibilidade de desmistificar a mudança de ambiente e a mudança de rotina escolar. No próximo ano, os alunos/crianças, já não ficam tão ansiosos com as novidades do 1º ano do Ensino Fundamental, assim como os pequenos da Educação Infantil se sentem incluídos na jornada de aprendizagem escolar.

O retorno para pais, alunos/crianças e professores é de um bem estar geral com a proposta pedagógica do colégio, onde as atividades de aprendizagem vão além do currículo formal.

Receba nossa News