A eficácia das tecnologias de aprendizagem

por: Entretanto

“Embora o nosso compromisso com a eficácia abranja todos os nossos produtos e serviços, uma parte crescente do nosso portfólio é composta de tecnologias de aprendizagem digital.

O ato de falar sobre a eficácia das tecnologias da aprendizagem tem seus próprios desafios e oportunidades.

Do lado do desafio temos o entendimento,  levando em conta a variedade de contextos em que um produto pode ser implantado, dado os efeitos profundos que o contexto tem sobre o impacto.

Já do lado da oportunidade, encontramos o potencial de usar dados para “atravessar as portas” da aprendizagem de maneiras novas e diferenciadas. Temos o poder de avançar drasticamente a nossa compreensão de como as pessoas aprendem.”

Trecho retirado do prefácio de Michael Barber, Consultor-Chefe da Área de Educação, e de Tim Bozik, Presidente Global de Produtos Pearson.

A Pearson conduziu, em parceria com Barbara Means e sua equipe no Instituto de Pesquisas de Stanford, uma pesquisa sobre a construção da eficácia nas tecnologias de aprendizagem.

Este primeiro volume da pesquisa, que pode ser lido aqui (em inglês), oferece uma visão abrangente sobre a eficácia e explora a importância da implementação de uma determinada tecnologia, e de seu impacto sobre os resultados do aluno.

Os autores argumentam que qualquer tecnologia de aprendizagem deve ser entendida como apenas uma parte de um sistema de instrução, e não como uma intervenção de aprendizagem em si.

O documento estabelece o que a pesquisa nos diz sobre a eficácia das tecnologias de aprendizagem e faz recomendações para identificá-las, planejá-las, implementá-las e avaliá-las.

Texto originalmente publicado em Pearson.

Receba nossa News