fbpx
12/05/2020

Saúde emocional e formação de professores marcam primeiro dia do encontro on-line da Bett Educar

Evento aconteceu nesta terça-feira (12) com participação de renomados nomes da Educação; transmissão ao vivo vai até quinta (14)

Para driblar os efeitos da pandemia no Brasil, a Bett Educar 2020 aconteceu de uma forma diferente. Nesta edição, o encontro com palestrantes renomados foi realizado à distância. Claudia Valério, diretora da Bett Educar, Maria Alice Carraturi, diretora de conteúdo da Bett Educar, e Rossieli Soares, Secretário de Educação do Estado de São Paulo, participaram da abertura oficial do encontro nesta terça-feira (12).

Este primeiro dia de encontro on-line foi, portanto, marcado por assuntos pertinentes ao momento em que vivemos estimulados pelos efeitos do Covid-19  e chamou atenção para temas pertinentes como saúde emocional dos educadores, tecnologia e formação de professores em um cenário pós-pandemia.

Os escritores Augusto Cury e Camila Cury falaram sobre Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA) e Síndrome do Envelhecimento Precoce das Emoções. Assuntos que têm estado no centro de grandes debates dentro da profissão. Clique aqui e acesse o nosso E-book sobre como lidar com o distanciamento social

De acordo com Augusto Cury, acordar cansado, ter dor de cabeça, dores musculares, sofrimento por antecipação, culminação de magoas, perdas, dificuldade de conviver com pessoas lentas e déficit de atenção são alguns sintomas que alertam para a SPA.

Ao longo da palestra, Augusto e Camila falaram sobre como formar mentes livres e emocionalmente saudáveis atualmente. “A escassez nos faz ter a consciência daquilo que é mais precioso. E o que o dinheiro não compra é muito mais caro do que aquilo que o dinheiro compra”, disse Camila

Professores tecnologicamente impactados 

Os impactos do Covid-19 na educação ainda são imensuráveis. Com a suspensão de aulas e incertezas que pairam sobre o retorno presencial, escolas públicas e privadas têm usado a tecnologia para garantir a continuidade dos estudos.

Para falar mais sobre formação inicial e continuada de professores em um cenário pós-pandemia, a Bett Educar convidou Débora Garofalo, professora e colunista de Educação Inovadora no Blog Redes da Editora Moderna de Educação no UOL, e Alexandre Schneider, professor assistente adjunto de assuntos internacionais e públicos da Columbia University.

“A gente vai ter que ter um trabalho de formação e apoio a esses profissionais para que eles estejam preparados para o retorno. Seja do ponto de vista da saúde, seja do ponto de vista emocional, seja com as ferramentas adequadas para trabalhar”, disse Alexandre.

Debora lembrou que no futuro os professores deverão ser pautados especialmente nos âmbitos da tecnologia e educação socioemocional. É um momento importante para falar sobre formação docente, pois os professores estão se reinventando neste momento. Já havia o debate sobre o uso da tecnologia e falaremos sobre isso muito mais”, disse.

Para assistir ao primeiro dia de Bett Educar – Encontro On-line clique no player abaixo.

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
Outras matérias da mesma editoria