20/03/2020

Saiba como usar fóruns de discussão para aumentar o engajamento online das aulas

Como educadores, adoramos ver nossos alunos envolvidos na aula! A interação com os colegas e com o professor é uma parte importante do aprendizado dos alunos. Mas como fazemos isso quando a aula é online? Um quadro de discussão, se usado bem, pode ser uma ótima ferramenta para fornecer uma plataforma para interação de qualidade.

Quase todos os sistemas de gerenciamento de aprendizado têm esse recurso. Se você estiver ministrando seu curso online com um software sem um fórum de discussão, verifique se o editor do seu texto possui uma ferramenta para esse fim ou pesquise online por algumas opções gratuitas.

Aqui estão algumas dicas fornecidas pelos orientadores da Pearson para ajudá-lo a obter o máximo de seus fóruns de discussão.

Uma boa discussão começa com uma boa pergunta

Evite perguntas que sejam lidas como perguntas do exame. Peça aos alunos que expressem uma opinião e apoiem sua posição aplicando os conceitos do curso. Incentive-os a praticar como consumidores críticos de informações, fazendo com que eles usem literatura primária para fazer backup de suas declarações.

Permitir discussões conduzidas por alunos

Faça perguntas como “Você pode pensar em um exemplo disso que encontrou?” ou “E esse artigo se destacou para você?” ou “Isso fez você pensar em outra coisa relacionada, mas diferente disso?” Se você pedir aos alunos que forneçam “respostas substantivas” eles poderão construir opiniões.

Faça com que os alunos respondam aos colegas de classe

Alguns fóruns de discussão (isso pode depender do Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem) têm a capacidade de ocultar as respostas de outros alunos até que eles próprios respondam. Gostamos de ter perguntas de opinião nesse formato para que a resposta de um aluno não seja induzida pelo que já foi escrito.

Estabeleça prazos regulares

Você pode querer ter um dia definido para enviar uma postagem principal e outro dia definido para enviar respostas de colegas. Por exemplo, a postagem principal pode ser entregue às quartas-feiras e as respostas dos pares às sextas-feiras. Esse cronograma regular ajuda os alunos a organizar seu horário e a lembrar as datas de vencimento.

Considere maneiras “fora da caixa” para os alunos fornecerem conteúdo

Além do texto escrito, você pode permitir que os alunos respondam às solicitações de discussão com apresentações do PowerPoint, vídeos do YouTube e mapas conceituais. Mostre exemplos de respostas de semestres anteriores que os alunos “bem-sucedidos” compartilharam.

Adicione fóruns diferentes para fins diversos.

Lembre-se, muitos estudantes temem quadros de discussão. É apenas outra coisa que eles precisam fazer; pode parecer um trabalho ocupado. Eles podem pensar que ninguém se importa com sua opinião. Dê um bom feedback, incentivo e apreço pela contribuição, mesmo que as contribuições precisem ser melhoradas.

Esperamos que essas dicas ajudem você a tirar o máximo proveito de seus painéis de discussão, levando a uma experiência on-line envolvente e interativa.

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados