fbpx
18/12/2019

Retrospectiva Educação 2019

Negros são maioria no ensino superior público, aprovação da BNNC: relembre momentos e marcos importantes da educação no Brasil ao longo do ano

Com mudanças e marcos da Educação no Brasil, especialmente com as novas diretrizes estruturais da BNCC, o aumento histórico de negros matriculados em cursos superiores em instituições públicas, e divulgação de resultados de avaliações que apontam para novos nortes em nosso modelo educacional, relembre momentos que marcaram a educação brasileira em 2019.

Negros são maioria no ensino superior público

Dados do informativo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil mostram um cenário cada vez mais favorável aos negros quem ingressam no ensino superior em instituições públicas. A proporção de pretos e pardos inscritos atingiu a marca de 50,3%, com relação aos brancos. Esta foi a primeira vez que os negros ultrapassaram a metade das matrículas em universidades e faculdades públicas.

Professora finalista do Nobel da Educação

Uma brasileira de São Paulo ficou entre os dez finalistas do Global Teacher Prize, principal prêmio para professores do mundo. O nome dela é Debora Garofalo e ela implantou o projeto Robótica com Sucata, em que alunos utilizam materiais recicláveis, recolhidos pelos próprios estudantes no bairro em que moram, para criar novas tecnologias. Ainda em 2019, o projeto tornou-se uma política pública no Estado de São Paulo e deve impactar na aprendizagem de 2,5 milhões de estudantes.

Avanço da graduação a distância

As instituições de ensino têm investido cada vez mais em tecnologias. Prova disso é o resultado do Censo da Educação Superior (2018), que mostrou um forte avanço da graduação a distância. Segundo os dados, o número aumentou 51%, com relação a 2017, e o volume de vagas ultrapassou, pela primeira vez, o número oferecido em cursos presenciais.

Anúncio do Enem digital

O MEC divulgou esse ano o planejamento para implantação do Enem de maneira digital. A transição do papel para o computador vai começar, portanto, em 2020 com um projeto-piloto para 50 mil candidatos de 15 capitais. A projeção é que até 2026 a aplicação do Enem seja 100% digital.

Base Nacional Comum Curricular

A educação em todo o Brasil deverá passar por mudanças normativas com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A nova modalidade começa a valer no próximo ano e o documento vai nortear as estratégias para o Ensino Básico e Fundamental.

Resultado do Pisa

Em 2019, foi divulgado o resultado do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), pesquisa sobre a educação mundial, divulgada a cada três anos, pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O exame foi aplicado em 79 países e, embora o Brasil tenha atingido resultados insatisfatórios, a avaliação trouxe informações importantes que podem nortear ações pedagógicas.

 

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
Outras matérias da mesma editoria