27/10/2021

Projeto “Aula Pública” do professor Paulo Magalhães é o vencedor do prêmio Global Teacher Award 2021

“Criei essa inovação “Aula Pública” por acreditar no serviço social e ter a certeza de que podemos aprimorar o atendimento aos nossos alunos e ter a garantia de que a transformação se passa pela educação. Tenho me posicionado e lutado pela melhoria da escola pública, sempre tendo como base o pensamento de Paulo Freire e enxerguei este projeto uma forma de apropriação de locais comuns como fator educativo”, explicou o  geógrafo e professor da rede municipal, Paulo Magalhães, vencedor do prêmio Global Teacher Award 2021 (prêmio professor global 2021) e criador do projeto Aula Pública.

 

”A ideia foi criada a partir da identificação da necessidade social dos alunos com dificuldades em reconhecer espaços comuns, que faziam parte de suas rotinas. “Daí passamos a levar as crianças a esses lugares e ensinar sobre os locais presentes no dia a dia”, completou Paulo que desde o primeiro instante, percebeu que sua atuação como professor teria de ser eficaz para ser transformadora. Assim, acredita que instigar no grupo-alvo o desejo de mudar os baixos índices de qualidade de vida precisa ser iniciado na base, ou seja, na comunidade. Segundo o educador, a metodologia usada não poderia ser nos moldes tradicionais. Como não havia um modelo definido, criou um formato que abordasse como circunstância da realidade um ideal de existência humana e alcance de resultados a curto, médio e longo prazos.

 

O projeto inscrito no Global Teacher Award 2021, premiação indiana cujo objetivo é gratificar professores que tenham práticas que contribuem para o desenvolvimento social dentro e fora de suas salas de aula, foi selecionado entre mais de 200 mil inscrições em 110 países.

Colaboração

Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Outras matérias da mesma editoria