26/02/2021

Metodologia ativa, aprendizagem e educadores em transformação

 

Os processos de aprendizagem experimentaram muitos desafios no último ano. A pandemia escancarou desigualdades, obrigou educadores a se reinventarem e se planejarem frente ao incerto, estudantes precisaram se adaptar ao novo jeito de aprender e, nas escolas que já retomaram as aulas, o desafio é superar o medo. Além disso, o estresse e ansiedades tomaram conta de muitos atores envolvidos na educação.

Diante de tantas incertezas postas, fazer com que o ensino e a aprendizagem continuem sendo uma realidade na vida de crianças, jovens e adultos é um grande desafio a ser superado diariamente.

Neste contexto, a educação se transforma e, sobretudo, os educadores se transformam também.

Novos jeitos de ensinar e aprender 

Nesse mundo VUCA (Volatility/volatilidade, Uncertainty/incerteza, Complexity/complexidade e Ambiguity/ambiguidade) tudo se renova a cada dia e com o ensino não é diferente. E uma dessas maneiras de garantir a renovação das aulas é a utilização de metodologias ativas, que traz muitos benefícios para os processos de aprendizagem.

Nos aprendizes, proporciona o desenvolvimento da autonomia, confiança e pensamento crítico, amplia as habilidades e favorece o engajamento e motivação nas aulas, o coloca como protagonista do seu próprio aprendizado.

Para os educadores, representa a prontidão em se transformar e se adaptar às novas realidades. O professor muda de posição, deixa de ser o único detentor do conhecimento para se tornar um facilitador e encorajador de pessoas, ajuda nas dificuldades e compartilha o seu conhecimento de forma a se aproximar ainda mais de seus educandos.

A motivação para utilizar metodologias ativas no aprendizado é acompanhar as mudanças e perceber que o mundo não é o mesmo de ontem. Que a educação é transformadora justamente porque ela se transforma para atrair a atenção dos aprendizes, envolvê-los nas dinâmicas e colocá-los no centro do processo da construção do seu próprio projeto de vida. 

“O teu aluno tem que colocar a mão na massa, ser submetido à uma experiência para que ele possa aprender de fato. E ser professor no século 21 é estar disposto a entregar aos seus alunos em segundos o que você levou a vida inteira para aprender”.

[Professor José Mota na Jornada do Professor 2020]

LEIA MAIS: Dicas de aprendizagem ativa para o ensino online

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria