27/04/2020

Literatura infantil: a importância de ler e contar histórias para crianças pequenas

Pensando em atividade criativas para fazer durante o distanciamento social sem perder o foco no aprendizado, conheça a importância de ler para crianças

Mais do que nunca, alunos, professores e pais precisam usar a criatividade para superar os desafios inéditos do distanciamento social provocado pelo Covid-19. Durante o período em que as crianças pequenas estão em casa, ler para elas pode ser uma atividade prazerosa para toda a família pois as histórias fortalecem a mente infantil, assim como brincar colabora para a formação da criança.

O time Editorial da Pearson elencou a importância da literatura infantil e deu dicas de atividades para fazer emcasa com as crianças. Confira:

Para toda a família

Adultos e crianças estabelecem uma conexão durante a leitura – e ambos adquirem mais vocabulário e criam laços que vão durar para sempre. Contar e ler histórias para as crianças criam
memórias especiais para toda a vida!

Ler e ouvir histórias fortalece a mente e o coração

“A leitura colabora muito para o desenvolvimento infantil, principalmente nos primeiros anos de vida, quando a criança tem um potencial enorme de desenvolver linguagem, afeto”, diz Luciana Brites, psicopedagoga e CEO do Instituto Neurosaber.
No final, a leitura de histórias para as crianças beneficia também os adultos, como descobriu um estudo da universidade de Roma de 2016, confirmando que “os leitores vivem mais contentes e satisfeitos do que os não leitores, e são, em geral, menos agressivos e mais otimistas.
Tudo de bom para estes tempos de quarentena, não é?

O contato com histórias faz bem

As pessoas que leem mais, em geral, costumam ser mais empáticas e compreensivas. O motivo? É que o contato com as histórias permite conhecer realidades diferentes. E isso leva a perceber que existem diversas possibilidades para viver, pensar e sentir. Isso é fundamental para quem está confinado em casa, acender a imaginação e despertar a capacidade de sonhar, inventar ou criar De acordo com o blog do clube de assinatura de livros infantis A Taba, “crianças que têm acesso a palavras e ao contato com adultos durante a apreciação de um livro tendem a ser mais saudáveis
e a serem menos propensas a alguns distúrbios de comportamento, como déficit de atenção e ansiedade”.
Nossa sugestão é pegar um livro e se sentar ao lado da criança – no chão, no sofá, na cama – e então começar a contar uma história.

Algumas dicas:

  • Você pode deixar seu filho participar da escolha do que vai ser lido. O importante é que seja uma história, um texto que entusiasme você também, para passar isso adiante.
  • Vários especialistas sugerem que você faça vozes especiais para os personagens do livro. Tente, você também vai se divertir.
  • Também vale explorar as imagens do livro, que deve sempre estar virado para a criança poder vê-las.
Livros com acesso gratuito

Você sabia que pode acessar livros infantis grátis em ebook durante esse período? Você vai encontrar exemplares das editoras Brinque-Book, Pulo do Gato, Companhia das Letrinhas, Tricoleca, da Fundação Itaú Social entre outras.

Veja alguns links que vão ajudar na escolha:
https://quindim.com.br/blog/10-livros-criancas-3-a-5-anos/
https://quindim.com.br/blog/10-livros-fase-de-alfabetizacao/
https://blog.ataba.com.br/livros-infantis-gratis/

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados