24/06/2022

Entenda as diferenças entre o inglês americano e britânico

Entender as diferenças e as variações do inglês faz parte do processo de aprendizagem do estudante, isso porque a língua inglesa, assim como o português ou qualquer outro idioma, possui uma versatilidade enorme em relação ao que é falado em cada país. 

Isso acontece porque cada local tem características culturais únicas, o que possibilita uma transformação de expressões e sotaques de cada localidade. Na língua inglesa, por exemplo, a comparação mais constante é entre o inglês britânico e o americano. 

Portanto, pensando nisso, nós da Entretanto, fizemos uma lista com as principais diferenças. Confira.

 Pronúncia

Uma das características mais marcantes entre o inglês britânico e americano é o sotaque. As diferenças mais significativas são encontradas na reprodução das letras  “r” e “t”. Seguimos abaixo com algumas breves explicações:

Quando a letra “r” se encontra no meio de uma palavra monossilábica, após uma vogal, ou ainda no final da palavra, os britânicos tendem a suprimir a pronúncia da letra. No entanto, no inglês americano isso não ocorre. Por isso, no inglês britânico não se pronuncia o “r” em palavras como birth, learn, turn, car, other. Enquanto no americano é possível ouvir com muita clareza a pronúncia do “r”.

Por outro lado, o inglês falado nos Estados Unidos tem por característica suprimir a letra “t” quando ela está posicionada no final da palavra, como por exemplo what e cut. Além disso, outra observação interessante é quando a letra “t” se encontra no meio da palavra, entre duas vogais ou entre um “r” e uma vogal, que para o sotaque americano altera para um som um pouco mais parecido com “d”, como em palavras com saturday, better ou party. Enquanto na pronúncia britânica o “t” é bem ressaltado em ambas as situações.

Leia também: Infográfico: 9 dicas para melhorar a pronúncia em inglês

 Ortografia

A maneira como algumas palavras são escritas pode apresentar diferenças na comparação entre o inglês britânico e o americano, porque o britânico tende a manter a origem francesa no seu vocabulário, enquanto o americano escreve mais próximo da pronúncia. Isso ocorre, por exemplo, com palavras que terminam em “ter” e que são grafadas com “tre” pelos britânicos. Por exemplo: center/centre, kilometer/ kilometre, theater/ theatre.

Além disso, outra mudança ocorre em algumas palavras que terminam com “our” no inglês britânico e que no americano são escritas sem o acréscimo da letra “u”. Exemplo: humour/humor; labour/labor, honour/honor, neighbour/neighbor.

E muitos dos verbos que terminam em “ise” no inglês britânico são grafados com “ize” no inglês americano. Apologise/ apologize; organise/ organize; recognise/ recognize; paralyse/paralyze e assim por diante.

Vocabulário

O vocabulário é um dos principais pontos a se atentar para ser melhor compreendido. No inglês britânico e americano algumas palavras do nosso dia a dia se diferem. Vamos a alguns exemplos:

Português Inglês britânico Inglês americano
Apartamento Flat Apartment
Bolacha Biscuit Cookie
Avião Aeroplane Airplane
Férias Vacation Holiday
Universidade University College
Calçada Pavement Sidewalk

 

Gramática

Na gramática,  o uso do “have” e “have got”, embora os dois termos sejam usados para dar o sentido de posse em uma frase, cada cultura tem a sua preferência no uso. Logo, o significado não é alterado, mas, entre as duas formas de expressão, os britânicos optam por utilizar o “have got”.

Por exemplo, no inglês britânico é comum utilizar:

Have you got a bottle?/ Você tem uma garrafa?

He has not got a money./ Ele não tem dinheiro.

 

Por outro lado, os americanos dizem:

Do you have a bottle?/ Você tem uma garrafa?

He does not have money. / Ele não tem dinheiro.

Ou ainda, mais informalmente, utilizam o “got” isolado:

I got a car / Eu tenho um carro.

 

O mais importante no aprendizado de inglês é conseguir se comunicar. E ao chegar em um nível avançado da língua é possível entender as variações que o idioma possui com muito mais facilidade. 

Leia também: Jornada de aprendizagem: melhores podcasts para aprender inglês

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria