06/06/2022

Jornada do aprendizado: filmes que retratam a história da Inglaterra

Entrar no aprendizado de um novo idioma é também uma ótima oportunidade para aumentar seu conhecimento sobre outras culturas, assim como entender desdobramentos históricos, originados em outros países, que venham a impactar na vida que levamos hoje. 

Dessa maneira, buscar por filmes de língua inglesa que possuam roteiros baseados em fatos, não só auxiliam no aprendizado do idioma, como tornam a prática ainda mais interessante, conquistando conhecimento agregado.

Neste sentido, aqui na Entretanto, contamos um pouco sobre alguns filmes que retratam a história da Inglaterra para que você, estudante, entenda mais sobre esse país. 

A Rainha

Numa combinação de ficção e fatos, o filme “A Rainha”, de 2006, mostra os bastidores da Família Real, incluindo a reação da Rainha Elizabeth II após a morte da Princesa Diana, em 1997.

O longa mostra como a população inglesa reagiu  ao falecimento daquela que era conhecida como “a princesa do povo”. Mas também, adentra nos valores de Elizabeth II, a monarca de reinado mais longevo da história da coroa britânica. 

Além disso, o filme ainda aborda o contexto histórico da recente eleição do então primeiro-ministro Tony Blair, que nesse momento, busca encontrar um caminho junto à Rainha para discutir esse momento de luto no país.

Leia também: 4 filmes que se passam em Londres
O Destino de Uma Nação

Uma das figuras mais importantes da história da Inglaterra, Winston Churchill (1874-1965), tem sua história narrada no filme ‘O Destino de Uma Nação”, produzido em 2017. A obra se passa em 1940, quando Churchill, indicado pelo Rei George VI, se torna o primeiro-ministro do Reino Unido a fim de conter o avanço das tropas nazistas e costurar um tratado de paz com uma Alemanha liderada por Hitler.

O filme apresenta momentos de fraquezas e incertezas do primeiro-ministro e possibilita reflexões sobre os bastidores do poder nesse momento. Como também, ilustra como foi esse período em que a Inglaterra assumiu seu posicionamento diante do nazismo.

O Discurso do Rei

Também baseado numa história verdadeira, “O Discurso do Rei”, filme britânico de 2010, nos leva aos idos da década de 1930 e mostra a história da coroação inesperada do Rei George VI, pai da rainha Elizabeth II, na Inglaterra, em período de início da Segunda Guerra Mundial.  

A obra apresenta os conflitos da herança monárquica e do peso de bons discursos em nome da Família Real, ainda mais em época de conflitos com outras nações e início da popularização dos veículos de comunicação.

Enquanto príncipe, Albert Frederick Arthur George, sofria com uma gagueira desde os 4 anos de idade e por isso tinha medo de falar em público, no entanto, atingiu a vida adulta acreditando que jamais assumiria o trono, por não ser o próximo na linha de sucessão, fato que foi modificado quando seu irmão mais velho, Edward VIII, que chegou a reinar por um período inferior a um ano, tomou a decisão de se casar com uma socialite norte-americana e abdicou das funções reais.

Os desafios de ganho de autoconfiança de George VI retratados em “O Discurso do Rei” fez com que o filme ganhasse elogios da Rainha Elizabeth II, que disse ter se emocionado sobre a produção que conta a história de seu pai.

O Jogo da Imitação

Considerado o pai da computação, Alan Turing (1912-1954), tem seu maior feito  contado no filme “O Jogo da Imitação”, lançado em 2014. O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando o governo britânico monta uma equipe para quebrar o código que os alemães usavam para enviar mensagens aos submarinos. 

Além de apresentar a Inglaterra em período de guerra, o filme mostra toda a inteligência de Alan Turing na ciência e sua importância ao mundo de hoje. Dado que o matemático, natural de Londres, e à época com 27 anos, foi o responsável por desenvolver o conceito de algoritmo e suas teorias foram precursoras dos estudos sobre inteligência artificial.

Orgulho e Preconceito 

O clássico romance inglês de Jane Austen, “Orgulho e Preconceito”, publicado pela primeira vez em 1813, e adaptado para o cinema em 2005, tem como tema central o romance vivido  pelos personagens Elizabeth Bennet e Mr. Darcy, dois jovens de classes sociais distintas que precisam encarar as imposições sócio-culturais de uma burguesia inglesa do início do século XIX, retratando assim os valores morais daquele tempo. 

Portanto, mesmo o enredo do filme tendo como objetivo narrar a relação  de Elizabeth e Mr. Darcy, a história permite acessar o comportamento de uma época, ainda mais especificamente na zona rural da Inglaterra, sob a influência das práticas da burguesia desse país  no século XIX. Nesse sentido, o longa retrata questões sociais, além de também discutir o papel da mulher na sociedade. 

 

Bônus: The Crown

Fugindo da lista de filmes, a série “The Crown” teve início em 2016 e merece destaque quando o assunto é explorar a história da Inglaterra. 

A série, apesar de ser baseada em fatos reais, também adota licenças dramáticas da ficção para contar detalhes da Família Real que vão desde o casamento da Rainha Elizabeth II, em 1947, e seus primeiros anos de reinado. Até o momento a série conta com 4 temporadas e a 5ª está prevista para ser lançada em novembro deste ano, em 2022.  

Leia também: Jornada do aprendizado: 5 filmes para estudar inglês

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria