fbpx
07/04/2020

Filmes para ver e aprender durante distanciamento social

Time pedagógico da Pearson listou produções aclamadas pela crítica que entretém e ensinam em todas as disciplinas

O momento é de distanciamento social, mas aqui todos concordam que aprender precisa ser uma atividade permanente. Por isso, o time pedagógico da Pearson listou filmes para que alunos, pais e professores, possam estudar todas as disciplinas e ainda curtir filmes aclamados pela crítica mundial. Confira:

História

Em Adeus, Lenin! (Alemanha, 2003, direção de Wolfgang Becker) é possível assistir como foi o período da queda do Muro de Berlim (1989) e os tempos finais da Guerra Fria (1946-1991). Ao contrário do que se possa imaginar, o filme é uma comédia dramática que prende o interesse, pois mostra as tentativas de um jovem de evitar que sua mãe, recém acordada de um coma, descubra sobre a reunificação da Alemanha. Enquanto se desenrola a trama, é possível ver como foram os tempos finais da Alemanha Oriental e sua entrada no mundo capitalista da parte Ocidental.

Além de discutir temas importantes como capitalismo e socialismo, o filme é feito com leveza e humor, qualidades que tornam mais fácil o estudo desse período da História.

O menino do pijama listrado (EUA/Reino Unido, 2008, direção de Mark Herman) mostra a relação de amizade entre dois garotos separados pela cerca elétrica de um campo de concentração. O filme traz um modo sensível de saber mais sobre a época da Segunda Guerra Mundial e a perseguição do nazismo aos judeus.

Geografia

Ilha das flores (Brasil, 1979, direção de Jorge Furtado) é um documentário de apenas 13 minutos que mostra o trajeto de um tomate, da colheita ao descarte em um lixão localizado na cidade de Porto Alegre. O filme toca profundamente nas questões ambientais, da distribuição de renda, da fome e da pobreza, realidades em todo o mundo e também no Brasil. Embora seja do fim da década de 1970, a situação da Ilha não mudou muito – e o tema continua atual. Há vários links para o filme que está em diversas plataformas na internet.

Na mesma linha de documentário, ainda sobre o tema, Lixo extraordinário (Reino Unido/Brasil, 2011, direção de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley) trata do trabalho do artista plástico Vik Muniz com os materiais descartados e as pessoas no lixão do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Ciências Biológicas

Osmose Jones (EUA, 2002, direção de Bobby e Peter Farreley) mostra uma viagem pelo sistema imunológico humano, no caso, de Frank. O que a princípio parece ser um simples resfriado, evolui para se revelar um novo tipo de vírus chamado Thrax – que espertamente se disfarçou de resfriado para iludir os agentes do sistema imunológico. O interior do organismo do personagem central é chamado de “a cidade de Frank”, onde os glóbulos brancos são representados por policiais liderados por um linfócito chamado Osmose Jones e que fazem a segurança da cidade. Jones comanda a luta contra o vírus Thrax, cujo plano é se multiplicar rapidamente para matar Frank em 48 horas.

Matemática

Em Enigmas de um crime (França/Reino Unido/Espanha, 2008, direção de Álex de la Iglesia) um estudante de pós-doutorado em ciências matemáticas procura seu professor na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e ambos se envolvem na investigação de crimes que se espalham pela região. As pistas são números e estranhos símbolos matemáticos.

Outra opção nessa disciplina é O homem que viu o infinito (Reino Unido, 2016, direção de Matt Brown). Conta a história verídica de Srinivasa Ramanujan, gênio autodidata da matemática que viaja da Índia para a Universidade de Cambridge. Ele foi responsável por avanços em frações continuadas e séries infinitas, além de ter causado revoluções na matemática abstrata.

Física

A teoria de tudo (Reino Unido, 2015, direção James Marsh) é a cinebiografia de Stephen Hawking, falecido em março de 2018. O filme mostra a vida e as importantes contribuições do astrofísico britânico para a ciência enquanto enfrentava uma doença motora degenerativa, descoberta quando ele tinha 21 anos.

Interestelar (EUA/Reino Unido, 2014, direção de Christopher Nolan) é um filme de ficção científica que reflete a preocupação com as condições da vida na Terra. A história mostra um grupo de astronautas que parte em missão para encontrar planetas onde a vida humana seja possível, uma vez que as reservas naturais da Terra foram totalmente consumidas. Apesar de ser uma ficção, o filme explorar os conceitos da teoria da relatividade, buraco negro e buraco de minhoca.

Química

Em O óleo de Lorenzo (EUA, 1993, direção de Jorge Miller), estão presentes conceitos de química orgânica, bioquímica, ácidos carbólicos e enzimas. O filme mostra a odisseia de um casal que luta para encontrar a cura para a rara doença degenerativa de seu filho.

Sociologia e Filosofia

No suspense Crash – no limite (EUA, 2005, direção de Paul Haggis), um roubo e um acidente de carro desencadeiam uma série de eventos que aproximam personagens de diversas origens sociais e étnicas em Los Angeles. Os principais temas abordados são problemas urbanos e racismo.

Já em Ensaio sobre a cegueira (Japão/Brasil/Canadá, 2008, direção de Fernando Meirelles) a trama, com base no livro homônimo de José Saramago, questiona a moralidade, as regras e os valores sociais durante uma epidemia de cegueira.

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
Outras matérias da mesma editoria