fbpx
03/01/2020

Filmes, séries e documentários sobre educação para maratonar nas férias

Confira lista com histórias contadas no cinema e na TV sobre alunos, professores e o papel transformador da escola

Grandes transformações começam dentro da escola. Histórias que se cruzam, enredos protagonizados por alunos, professores e toda a comunidade escolar são experiências ricas de desenvolvimento pessoal, superação e verdadeiras transformações sociais. As histórias contadas no cinema e na TV podem nos transportar para uma incrível viagem de identificação e sensibilização. Por isso, confira sugestões de filmes e séries sobre educação para refletir sobre diversas culturas e pontos de vista:

Segunda chamada

Realista e muito intensa, a série brasileira conta a história de estudantes jovens e adultos do ensino noturno de uma escola e faz um retrato fiel da precária situação da educação pública em consonância com a determinação de professores, diretores e toda a comunidade escolar em mostrar a alunos de diferentes perfis o poder de transformação social da educação.

Merlí

Série espanhola que retrata a rotina do professor de Filosofia Merlí Bergeron, que busca engajar os estudantes do Ensino Médio nas aulas por meio da contextualização da vida dos adolescentes com a Filosofia. Cada episódio aborda o pensamento de um filósofo com importantes reflexões sobre questões éticas e morais do cotidiano.

Nunca me Sonharam (2017)

Uma intensa reflexão sobre a situação da educação pública no Brasil, o documentário, lançado em 2017, observa a percepção dos jovens sobre o papel das escolas em dez estados brasileiros. Formação de identidade, pluralidade dos jovens e questões de pertencimento são os assuntos sensíveis explorados nesta produção verdadeiramente inspiradora.

Malala

“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”. Slogan que rodou o mundo em 2015 resume a história da ativista paquistanesa Malala Yousafzai. Em 2012, uma brigada armada do Talibã invadiu o ônibus escolar em que ela estava e a baleou na cabeça. A partir daí, Malala começou uma luta pela educação de qualidade para meninas de todo o mundo, questão muito bem retratada no documentário.

Sociedade dos Poetas Mortos

Um drama de 1989 que continua atual nos dias de hoje por retratar o poder transformador da arte e da literatura. Os alunos da Academia Welton, um colégio de elite para meninos, vivem sob constante pressão para conseguir notas máximas nos exames e ingressar em universidades de prestígio no futuro, mas a chegada de um professor de literatura, com uma postura que foge dos padrões, vai mudar a vida desses estudantes para sempre.

Escritores da Liberdade

Baseado em fatos reais, o filme mostra os desafios da professora Erin Gruwell (Hilary Swank) para educar um grupo de alunos após a criação de uma lei nos Estados Unidos de integração racial. Dessa forma, para mudar a realidade de uma juventude marginalizada, a professora precisa fazer com que as gangues se enxerguem em uma relação de respeito e amizade.

Aproveite a nossa seleção de filmes e séries sobre educação para maratonar nas férias!

Conteúdo Loures

Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
Outras matérias da mesma editoria