Preocupar-se com a inclusão de negros, mulheres e da comunidade LGPTQ+ está na pauta das maiores empresas do mundo. Um amplo estudo da McKinsey & Company sobre o estado da diversidade corporativa na América Latina mostrou um panorama da relação entre diversidade, saúde organizacional, felicidade dos colaboradores e rentabilidade.
A pesquisa envolveu mais de 3.900 funcionários em vários níveis, de mais de 1.300 das maiores empresas, com mais de 500 funcionários, na América Latina, e mostrou que empresas que adotam a diversidade tendem a superar outras empresas em práticas de negócios como inovação e colaboração.
Além disso, empresas diversas aproximam-se mais de líderes que promovem confiança e o trabalho em equipe, têm ambientes de trabalho mais felizes e uma maior retenção de talentos.
Ainda de acordo com a pesquisa, ações de diversidade e inclusão se traduzem tanto em uma saúde organizacional mais sólida quanto em resultados, já que empresas que as adotam têm uma probabilidade significativamente maior de alcançar performance financeira superior à de seus concorrentes que não o fazem.
Pearson Para Todxs
Na Pearson, maior empresa global de educação, há grupos e comitês de Diversidade e Inclusão, formados por diversos colaboradores. Ela elaborou recentemente um plano de 50 ações para seguir construindo uma empresa e sociedade cada vez mais inclusivas, diversas e igualitárias em todas as esferas. Confira algumas ações do plano:
Leia mais conteúdos sobre a importância da abordagem dessa temática no ensino e no aprendizado:
Escola é lugar de diversidade e inclusão, sim
Glossário da diversidade: baixe agora!
Como trabalhar a diversidade na aprendizagem?