13/10/2021

Ensino de inglês: os 7 desafios do ensino híbrido

Em tempos de pandemia, os desafios para os processos de ensino-aprendizagem são inúmeros. A distância, a falta de adesão dos alunos em participarem das aulas e a criatividade dos educadores para manterem os aprendizes engajados são alguns exemplos destes desafios. No Learner Together, congresso de idiomas da Pearson, Ken Beatty, professor da Universidade de Anaheim, autor e co-autor de 148 livros didáticos e especialista em capacitação de professores, falou sobre os 7 desafios e as 7 soluções do ensino de inglês.

Para o professor, os 7 desafios do ensino híbrido são:

  1. Preparar aulas para o ensino híbrido
  2. Convencer os alunos a participarem das aulas com suas câmeras ligadas
  3. Lidar com os sentimentos de isolamento causados pela pandemia
  4. Motivar os estudantes
  5. Trabalhar com grupos com níveis de aprendizado variado
  6. Se adequar às expectativas criadas
  7. Avaliar os alunos de forma justa
Como criar aulas híbridas efetivas

De acordo com Beatty, um dos grandes desafios que os educadores enfrentam é a preparação  da aula para uma realidade que seja virtual e presencial ao mesmo tempo. Devido à distância, problemas como a falta de adesão dos alunos em ligarem suas câmeras, a sensação de isolamento, a perda do ânimo e a baixa motivação dos estudantes e a liberação parcial das aulas presenciais o desafio da criação de material híbrido é encontrar o equilíbrio das expectativas para as classes, na inclusão do aluno a distância com o aprendizado presencial e na avaliação justa do grupo.

Solução: Para atingir esse equilíbrio, é preciso definir os objetivos da disciplina, criar um roteiro para a aula híbrida, determinar os níveis de interação necessária para realizar as atividades, montar grupo de trabalho, ter uma comunicação que seja clara e efetiva, oferecer aos alunos uma lista de recursos digitais que serão usados em sala de aula e criar um plano de avaliação de aprendizagem para verificar se os objetivos e as metas da disciplina foram alcançados.

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados