Em tempos de pandemia, os desafios para os processos de ensino-aprendizagem são inúmeros. A distância, a falta de adesão dos alunos em participarem das aulas e a criatividade dos educadores para manterem os aprendizes engajados são alguns exemplos destes desafios. No Learner Together, congresso de idiomas da Pearson, Ken Beatty, professor da Universidade de Anaheim, autor e co-autor de 148 livros didáticos e especialista em capacitação de professores, falou sobre os 7 desafios e as 7 soluções do ensino de inglês.
Para o professor, os 7 desafios do ensino híbrido são:
De acordo com Beatty, um dos grandes desafios que os educadores enfrentam é a preparação da aula para uma realidade que seja virtual e presencial ao mesmo tempo. Devido à distância, problemas como a falta de adesão dos alunos em ligarem suas câmeras, a sensação de isolamento, a perda do ânimo e a baixa motivação dos estudantes e a liberação parcial das aulas presenciais o desafio da criação de material híbrido é encontrar o equilíbrio das expectativas para as classes, na inclusão do aluno a distância com o aprendizado presencial e na avaliação justa do grupo.
Solução: Para atingir esse equilíbrio, é preciso definir os objetivos da disciplina, criar um roteiro para a aula híbrida, determinar os níveis de interação necessária para realizar as atividades, montar grupo de trabalho, ter uma comunicação que seja clara e efetiva, oferecer aos alunos uma lista de recursos digitais que serão usados em sala de aula e criar um plano de avaliação de aprendizagem para verificar se os objetivos e as metas da disciplina foram alcançados.