fbpx
19/05/2020

Educação on-line em tempos de pandemia

No Papo Pearson, especialistas em educação debatem o processo de ensino-aprendizagem remoto e a formação de professores no contexto atual

Diante do enfrentamento dos desafios da educação frente às limitações impostas pelo Covid-19, as reflexões do Papo Person, transmissão ao vivo que ocorre mensalmente na página do Facebook da Pearson, não podiam ser outras. E Papo trouxe, portanto, os desafios do processo de ensino-aprendizado on-line em tempos de isolamento social ao centro do debate.

Com o fechamento das escolas, as recomendações dos órgãos reguladores é que professores utilizem os recursos digitais para dar continuidade ao ensino, mas como superar os desafios inéditos do ensino emergencial remoto? Cláudia Yazlle, gerente pedagógica de Educação Básico da Pearson, e Juliana Melo, gerente de desenvolvimento e treinamento profissional, falaram sobre desenvolvimento profissional e formação de professores para transpor o momento em que vivemos.

“Uma das coisas que mais nos chamou atenção é que ao mesmo tempo que os prédios das escolas estão fechadas, as escolas não estão. E as escolas nunca estiveram tão abertas a se transformar, reinventar, acolher famílias de formas que a gente pudesse honrar com o nosso compromisso de transformar a vida das pessoas por meio da educação”, disse Juliana.

Insegurança nos professores diante das ferramentas digitais, resiliência para lidar com situações inesperadas do novo cotidiano, abrir-se à aprender coisas novas, autoconfiança, tolerância ao estresse, habilidades socioemocionais e relacionadas à autonomia e autogestão, amabilidade, criatividade e coragem para superar tantos e novos desafios foram tópicos abordados durante o Papo.

As especialistas lembraram que os perfis profissionais estão mudando e que as habilidades desenvolvidas pelos professores mudam também o contexto educacional, valorizando mais as interações humanas, ainda que o ensino esteja acontecendo de forma virtual, Cláudia lembra que é possível e necessário tornar essa experiencia muito significativa.

Para assistir o Papo Pearson clique no player abaixo:

Conteúdo Loures

Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
Outras matérias da mesma editoria