18/01/2021

Dicas para você se planejar e conseguir aprender mais coisas em 2021

Como mostrou a segunda edição da Global Learner, pesquisa realizada pela Pearson, que ouviu mais de 7 mil alunos em 7 países, a cada 4 pessoas, 3 acreditam que o aprendizado  mudará fundamentalmente como resultado da pandemia. O ensino online será uma parte essencial das experiências para consumidores de todas as idades, e mais pessoas devem buscar recapacitação e aprimorar suas aptidões. 

As tendências do mundo pós-pandemia apontam para o caminho em que a tecnologia, o aprendizado self-service e a motivação para o aperfeiçoamento das aptidões andarão de mãos dadas.

Para te ajudar a se planejar e aprender mais coisas este ano, a Entretanto elencou algumas dicas para você colocar em prática:

 
Autonomia para o aprendizado self-service

A obtenção do conhecimento é cada vez mais entendida como um processo autônomo. Assim, ferramentas adaptativas, que personalizam o aprendizado conforme o seu ritmo, necessidades e interesses são boas apostas na jornada do conhecimento.

Não perca tempo. Matricule-se já!

Todo mundo quer aprender alguma coisa, mas, às vezes, não sabe por onde começar. Quem der o primeiro passo, certamente sairá na frente. Por isso, se aquilo que você quer aprender exige algum tipo de inscrição prévia, seja um curso gratuito ou pago, não perca a oportunidade, matricule-se!

Abuse da tecnologia

A pandemia acelerou a Revolução Tecnológica e, se no início pareceu assustador, hoje, não dá para imaginar o aprendizado sem uma grande e importante parcela do uso da tecnologia. Abuse de cursos gratuitos no Youtube, pílulas em sites de educadores famosos ou aplicativos de aprendizados diversos e gamificação, por exemplo.

Estabeleça metas a serem cumpridas

 

Sua meta é aprender mais coisas? Transforme essa grande meta em pequenos objetivos, dividindo tudo o que você quer aprender em tópicos menores. Quando você completa suas metas, se sente motivado a seguir estudando mais. O importante é que o plano seja realista à sua rotina e, se perceber que não está rendendo, mude-o.

Utilize técnicas do microlearning, já que treinamentos extensos não retêm a atenção de forma eficiente. A estratégia de dividir o conteúdo em pequenas doses diárias contribui para um consumo mais rápido e, além disso, ajuda a reter o aprendizado.


Encontre prazer em aprender

Aprender precisa ser algo prazeroso, mesmo que às vezes pareça um caminho difícil. Então, encontrar o equilíbrio entre a necessidade de aprender ou se aperfeiçoar e o prazer do processo, é algo que certamente vai te ajudar a alcançar o seu objetivo e não desistir no meio do caminho.


Agora é só aproveitar essas dicas para você se planejar e absorver mais conhecimentos. Que seja um ano de muito aprendizado!

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para manter os alunos motivados e envolvidos no ensino online

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria