07/05/2021

Dicas para profissionais 50+ continuares se capacitando

Hoje, mais do que nunca, é preciso que as pessoas 50+ olhem para as oportunidades que o mercado de trabalho pode oferecer. Para isso, convidamos a Maria Filomena Brandão, Gerente Editorial de Portfólio e Coordenadora da Pearson Clinical – braço da Pearson sobre saúde emocional para dar algumas dicas importantes. 

Aprender e compartilhar

Estamos em um mundo em constante transformação, que nos surpreende todos os dias, portanto, aprender é preciso. Procure “escutar” os mais jovens  Porque escutar é estar disposto a aceitar que os jovens muitas vezes sabem mais e que também podem ensinar.

Aproveite e aprenda com cursos e palestras. A internet nos disponibiliza muitas opções! Interagir com nossos colegas de trabalhos e demais profissionais que possam nos agregar conhecimento é fundamental, não se feche em seu casulo, a interação é a melhor maneira de aprender e de ensinar.  Faça um bom networking.

Compartilhar o que  sabe com outras pessoas e com as novas gerações é uma maneira de se colocar à disposição do aprendizado e entender que quanto mais ensinamos mais aprendemos. Seja um mentor, oriente e compartilhe seu conhecimento e suas experiências e receba as contribuições de seus mentorados.

Mantenha a Mente aberta

Manter-se aberto a novos conhecimentos, a novas possibilidades e oportunidades, ser flexível, aceitar as mudanças, as transformações e se estruturar para conseguir aprender e acompanhar o que de novo há em sua área é fundamental. Experiência não é fazer sempre o mesmo, mas sim aprender novas maneiras de fazer diferente para ganhar eficiência e qualidade sobre o que você já faz e aprimorar suas habilidades.

Seja flexível e disponível para as novas iniciativas, novos projetos, novas estratégias e adapte-se aos novos desafios independentes de sua idade.

Aperfeiçoamento constante

Busque todo tipo de aperfeiçoamento. Para além de novos conhecimentos, é preciso se reciclar o tempo todo. Novas ferramentas, novos processos, novos conhecimentos devem ser encarados para que você esteja sempre atual dentro da área em que atua e na função que exerce.

Recicle o tempo todo as suas qualificações, amplie suas habilidades, as plataformas digitais nos ajudam com uma gama imensa de podcast, vídeos, textos, artigos, livros, revistas etc., além de cursos em universidades, workshops e os programas de treinamento que a maioria das empresas oferecem para seus colaboradores. 

Aposte em aprender e usar novas tecnologias

Estar atento a tecnologias, aos novos recursos, aplicativos e demais programas digitais. O mundo hoje exige que tenhamos abertura para aprender a usar toda a tecnologia que nos oferecem, é só não ter medo e vontade de aprender. Peça ajuda a quem tem mais conhecimento, eles se encantam com o aprendizado e interesse de quem tem 50+.

Use e abuse das Mídias Sociais

Atualmente, as empresas estão buscando nas redes sociais bons profissionais, um exemplo disso é o Linkedin. Então, é muito importante ampliar sua participação nas plataformas digitais. Cuidado quando for criar seu perfil, tenha em mente que é comum os empregadores conferirem o perfil dos candidatos e dos próprios colaboradores na rede, portanto seu perfil deve refletir quem você é pessoal e profissionalmente. É muito importante ter cuidado com o que você posta. As empresas estão de olho nas suas postagens, pois validam seu currículo e suas habilidades ou derrubam seu currículo e habilidades, portanto cuidado com postagens consideradas inadequadas.  

Acompanhar as suas redes sociais  que focam na trabalhabilidade é uma maneira das pessoas se atualizarem. Por meio de artigos, podem mostrar suas habilidades e conhecimento, além de oportunidade de compartilhar ideias, experiências e opiniões.

Manter-se atento ao que acontece no mundo, aprender e compartilhar, estar aberto para a vida são gratificantes e nos mostram que estamos para além de vivos, estamos dispostos a aprender, a ensinar e nos tornarmos constantemente participantes da construção da nossa sociedade.

ebook-transformacoes-aprendizagem

Este conteúdo foi originalmente publicado no e-book gratuito da Pearson “Transformações da Aprendizagem”. BAIXE AGORA!

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Outras matérias da mesma editoria