fbpx
25/03/2020

Dicas para estudar em casa durante período de distanciamento social

Pearson e Entretanto listam atividades que podem ser feitas para garantir a continuidade dos estudos

O fechamento das escolas ao redor do mundo está impondo desafios inéditos para a educação. A Unesco, agência da ONU para Educação, Ciência e Cultura, revelou que metade dos estudantes do mundo estão sem aulas neste momento. Para driblar a ociosidade e garantir a continuidade dos estudos, a Pearson e a Entretanto listaram algumas dicas sobre como o aluno pode ser protagonista do seu próprio desenvolvimento e estudar em casa no período de distanciamento social. Confira:

Organize uma rotina de estudos

Ao estudar em casa, é importante seguir um cronograma de estudos para que consiga dar conta de todo o conteúdo. Estipular uma agenda e cumpri-la com rigor, respeitando os seus limites, é fundamental para que a aprendizagem aconteça.

Ambiente adequado, limpo e organizado

Um lugar limpo e organizado pode ajudar a diminuir a procrastinação. Além disso, optar por um local silencioso e tranquilo, onde você não será constantemente interrompido pode diminuir o tempo que você vai levar para finalizar uma tarefa e garantir melhor compreensão daquilo que está sendo estudando.

Revise os conteúdos vistos em aula

Lembre-se de que cada disciplina tem suas próprias particularidades. Saber quais elas são pode ajudar muito na hora de estudar. Por exemplo, nas ciências humanas, procure explicar com as suas próprias palavras o que você entendeu sobre os textos estudados, sendo essencial a prática da escrita.

Já ao estudar matemática, é interessante criar macetes para tornar a resolução das questões mais rápidas, mas sem negligenciar a teoria, pois os conceitos ajudam a desenvolver o raciocínio lógico.

Em todo caso, procure sempre interpretar cada questão e garantir que entendeu o comando de cada uma delas. Saber interpretar gráficos é muito importante para a resolução das questões, portanto sempre dedique tempo a isso.

Use a tecnologia a seu favor

Sabemos que as redes sociais, os games e os vídeos de entretenimento, por exemplo, podem parecer mais atrativos do que os estudos no momento. Mas lembre-se que abrir mão de estudar pode ser uma escolha muito arriscada a longo prazo. Por isso, utilize a tecnologia com sabedoria. Na internet, você pode encontrar materiais de estudo muito ricos e em formatos multimídia.

Atualize-se

Por fim, fique por dentro do que está rolando de novidade no Brasil e no mundo por meio de artigos e veículos de notícia de confiança. Com certeza esses temas serão abordados nos próximos vestibulares.

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria