29/10/2020

Livros sobre educação e tecnologia para educadores

Confira nossa seleção de títulos e inspire-se

Apesar de importantíssima no desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, a leitura tem se tornado um hábito cada vez menos presente no nosso país. Segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-livro, o número de leitores brasileiros diminuiu 4,6 milhões nos últimos quatro anos. De acordo com os dados do estudo, 67% dos entrevistados não compraram livros nos últimos dois anos e 31% dos brasileiros ouvidos nunca adquiriram um exemplar sequer. 

A Pearson acredita na leitura como processo fundamental de construção de indivíduos e sociedade e a Entretanto, como um espaço feito por e para educadores, também incentiva essa prática e o aprendizado contínuo para todos.

E, como em 2020 as transformações digitais na educação foram aceleradas pela pandemia do novo coronavírus, nesse Dia Nacional do Livro (29 de outubro), separamos algumas dicas de publicações sobre tecnologia e ensino para inspirar professores nesse período. Confira:

Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica

Buscando expandir o diálogo e as análises sobre investimentos e utilizações tecnológicas na educação com a perspectiva de construir novas propostas, o livro mostra que sem a mediação efetiva do professor, a utilização dessas ferramentas na escola pode favorecer a diversão e o lazer, comprometendo os resultados esperados. Numa abordagem de mediação pedagógica, as discussões convergem a uma revisão ampla do papel do professor nos dias de hoje.

Ensino híbrido: personalização e tecnologia na Educação

Resultado das reflexões dos participantes do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido desenvolvido pelo Instituto Península e pela Fundação Lemann, este livro apresenta aos educadores possibilidades de integração das tecnologias digitais ao currículo escolar, de forma a alcançar uma série de benefícios no dia a dia da sala de aula, como maior engajamento dos alunos no aprendizado e melhor aproveitamento do tempo do professor para momentos de personalização do ensino por meio de intervenções efetivas.


Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica

A publicação analisa como as tecnologias de informação e comunicação estão transformando, atualmente, o processo de ensino e aprendizagem. Os autores pretendem colaborar para a transformação do ensino, apresentando propostas de revisão pedagógica nos moldes contemporâneos e possibilidades oferecidas pelos recursos tecnológicos na prática dos professores.

Tempos Digitais: Ensinando E Aprendendo Com Tecnologia 

O livro retrata um professor que vê o mundo se transformando diante de seus olhos. Toda a sólida maneira de se fazer as coisas e todo o controle sobre elas, escorrendo por entre os dedos. De repente, tudo se transforma. Toda a cultura, que podia ser tocada, que estava impressa e que era palpável, se transformou em algo intocável. Algo que não estava em prateleiras, nem trancado atrás de portas. Tudo estava na rede. O virtual se transformou na extensão do mundo real. O professor então, ao se dar conta de que o seu universo seguro ruiu, encara o desafio de tentar dominar os recursos tecnológicos, que surgem muito rápido, para acompanhar o ritmo da evolução e não ficar para trás. 

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria