fbpx
24/03/2020

Dicas de atividades educativas para fazer com as crianças

Pearson lista brincadeiras que podem ensinar e divertir pais e filhos e fortalecer os laços da família no período de distanciamento social, causado pelo Covid-19

Diante do cenário de isolamento e distanciamento social, na tentativa de frear os avanços da disseminação do coronavírus (COVID-19), é tempo de pais e alunos se unirem para transformar esse período em casa em momentos prazerosos entre família.

Para ajudá-los nesta tarefa, o time pedagógico da Pearson elencou algumas propostas de atividades que podem ser feitas em família, utilizando materiais paradidáticos e jogos para aprender, se divertir e fortalecer os laços. Confira:

Educação Infantil – leitura paradidática

Os pais podem aproveitar o tempo em casa para ler com os filhos menores, utilizando os livros infantis preferidos das crianças.

A recomendação é que, ao contar as histórias, os pais ou irmãos mais velhos tentem interpretar as cenas para enriquecer ainda mais a atividade. Havendo tempo, vale produzir objetos e fantasias com as crianças para serem utilizados na contação, assim, ela ficará ainda mais divertida e criativa.

Em outros dias, os papeis podem se inverter e será a vez da criança recontar a história. Essa atividade pode ser repetida, mudando apenas o enredo, com a ajuda de outros livros infantis que tiver à disposição.

Anos Iniciais e Finais – Aprendizagem com jogos

Este é o momento ideal para tirar a poeira dos jogos da sua estante ou armário! Você sabia que os jogos são fundamentais para o desenvolvimento de diversas habilidades linguísticas, socioemocionais e de raciocínio lógico? Isso acontece porque o jogo oferece desafios como uma experiência lúdica, estimulando o uso de diversas competências.

Na hora de escolher um jogo, é importante verificar se ele é adequado à faixa etária dos jogadores. Antes de o jogo começar, detalhe claramente as regras e explique qual é o objetivo a ser alcançado. Esclareça que é fundamental respeitar a vez e a opinião de cada jogador ou grupo e ressalte que não importa quem vença, mas que todos se divirtam jogando.

Após o jogo, conversem sobre a experiência e sobre as decisões tomadas, por exemplo, pergunte o que cada um teria feito de diferente na partida e o porquê.

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria