27/01/2021

Dicas de aprendizagem ativa para o ensino online

A aprendizagem ativa deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade essencial para o desenvolvimento de habilidades. Sobretudo, do protagonismo daqueles que pretendem aprender mais, mesmo diante dos desafios do ensino online.

Naturalmente, o prolongamento do distanciamento físico tem forçado educadores e consumidores a repensarem suas práticas pedagógicas e de consumo. Por isso, hoje, listamos as principais formas de colocar em prática as metodologias baseadas em aprendizagem ativa no ensino online. 

Aprendizagem baseada em projetos (ABP)

A Aprendizagem Baseada em Projetos coloca você como protagonista do seu aprendizado. Então, corra atrás do conhecimento por meio de pesquisa em livros dos mais variados gêneros e formatos, vídeos, fóruns, podcasts, além dos livros didáticos.

Essa modalidade de aprendizagem permite o desenvolvimento de um perfil investigativo, autônomo e crítico, que não se prende apenas a uma forma de estudo. Ao professor, no entanto, cabe a orientação sobre quais conteúdos o aluno deve consumir, além de oferecer feedbacks com erros e acertos.

Aprendizagem baseada em problemas (ABP)

Enquanto o ABP tem seus esforços concentrados em teorias para solução de problemas, o método PBL te coloca em contato com atividades mais práticas. Como discussões em grupo, sempre referenciada por autores e pesquisas, por exemplo.

Discussões como essa te conduzem a procurar pelo conhecimento em diversas áreas, o que ajuda a aumentar o nível de habilidades intelectuais e pensamento crítico.

Neste sentido, o papel dos educadores é apresentar o tema a ser discutido e formar grupos de alunos, é possível dividir salas no Zoom ou mesmo criar grupos no WhatsApp.

Gamificação

Outras dicas de aprendizagem ativa pode fazer muito sucesso, como a gamificação. Uma metodologia que permite o uso de jogos para a aquisição de conhecimento. Por se tratar de uma forma mais “divertida”, pode gerar mais engajamento e interesse em aprender.

Como a atividade é construída a partir de uma plataforma digital, é possível criar ranking (para estimular a competitividade), oferecer conteúdos em diversos formatos. Apesar de propor atividades de forma também individualizada, a gamificação também quebra crenças de que aprender é difícil. 

Conheça alguns sites com jogos educativos, como a Escola Games e Geekie Games.

Aprendizagem entre pares

Você sabia que quando o conhecimento é construído de forma compartilhada com um colega torna-se mais fácil de ser entendido?

Essa metodologia de Aprendizagem entre pares foi desenvolvida e explicada pela Universidade de Harvard e, para fazer sentido, as duplas devem ter um objetivo comum e não devem ser formadas por ordem aleatória, mas com objetivo de que as habilidades de um indivíduo complementem a do outro. Uma técnica do ensino presencial, mas que pode ser facilmente adaptada para o ensino online.

Esperamos que você aproveite as nossas dicas e utilize a tecnologia para te ajudar a ensinar e  aprender ainda mais!

LEIA TAMBÉM: Dicas para você se planejar e conseguir aprender mais coisas em 2021

 

 

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria