06/10/2020

Dicas para combater a desinformação

E-book reúne principais ações que podem ser tomadas contra as Fake News

Por Marta Avancini*

Com o enorme volume de informação circulando em tantos canais digitais   – sites, redes sociais, aplicativos de mensagens – está cada vez mais difícil ter certeza de que tudo que lemos, vemos e ouvimos na internet é verdade.

Esse processo está ligado, de um lado, à dinâmica de produção de informação neste início de século 21 e, de outro, ao avanço da tecnologia. Mais e mais, ouvimos falar sobre a atuação de robôs, serviços e máquinas ocupando espaço e assumindo um papel na produção e difusão em massa de informações, por vezes falsas.

A dimensão desse fenômeno cria a impressão que estamos, de certo modo, reféns dessas novas dinâmicas de desinformação, sustentadas na velocidade e no volume de informação que passa pelas telas dos nossos celulares a cada dia.

Não é à toa, então, que muito tem-se falado sobre a necessidade de aprendermos a filtrar os conteúdos, saber diferenciar uma informação fundamentada de uma mentira ou uma montagem. Mas como fazer isso em meio a tanta informação?

Toda atenção é pouco. Entre as dicas clássicas para evitar cair no conto de uma notícia falsa é: desconfie!

Procure sempre saber qual é a fonte original da informação que chega até você. Muitas vezes, ela vem através de um amigo querido ou de um parente, mas é recomendável procurar saber de onde vem a informação, especialmente se ela chegar até você sem identificação do autor ou do veículo em que foi publicada.

Confira todas as dicas para o combate às notícias falsas no ebook “Uma mentira contada várias vezes… continua sendo mentira!”, gratuito e exclusivo, produzido pela Pearson Brasil. Baixe agora!

*Marta Avancini é Editora Pública e Editora de Conteúdo da Jeduca – Associação de Jornalistas de Educação e colaborou para o ebook “Uma mentira contada várias vezes…continua sendo mentira!

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE