fbpx
06/09/2019

Dia da Independência: livros, filmes e músicas que falam sobre a data

Em 1822, no dia 7 de setembro, às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro declarou a independência do Brasil do processo colonial português com o famoso grito “Independência ou Morte!”. Discutir o tema com os alunos pode ir além das aulas teóricas e a utilização de livros, filmes e até músicas servem de apoio para professores.

Confira a lista:

Filmes: 

Independência ou Morte

A produção cinematográfica dirigida por Carlos Coimbra, lançada em 1972, apresenta o ator Tarcísio Meira na pele de Dom Pedro I. O filme está na íntegra no Youtube.

 

Lançado no mesmo ano, Os Inconfidentes, conta a história do grupo de intelectuais da Inconfidência Mineira que se uniu para libertar o país da opressão portuguesa e foram liderados por Tiradentes. O longa traz José Wilker no papel do líder e também está disponível no Youtube. 

Músicas:

O Hino Nacional Brasileiro, de Joaquim Osório Duque Estrada e Francisco Manuel da Silva é a principal representação da época. Em 1972, a escola de samba Unidos do Peruche trouxe a temática para o desfile com o Hino do Sesquicentenário, escrito por Miguel Gustavo. 

Livros:

Ao longo da história, uma série de autores trataram o tema na literatura e uma das publicações mais conhecidas é “1822” de Laurentino Gomes. O livro “Eu era criança … Na época da independência do Brasil”, de Eleno Ogliari, traz uma outra visão sobre a independência, como o próprio nome já diz. 

 

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria