31/08/2020

Covid 19 x Educação: o que aprendemos com a pandemia?

Websérie analisa futuro da educação após impactos do novo Coronavírus

Quais serão transformações no processo educacional quando o novo normal chegar de forma definitiva? Como serão os ambientes de aprendizado? Como o papel de cada agente se transformará? Independente de como esse universo se moldará, estudantes acreditam que a educação irá sofrer mudanças definitivas, como aponta a segunda edição da Global Learner, pesquisa realizada pela Pearson, que ouviu mais de 7 mil alunos em 7 países.

Se a educação já passava por uma transformação com as tecnologias, esse processo foi impulsionado de vez pela pandemia da Covid-19, que modificou também as formas de aprendizado, as relações sociais, a participação familiar no desenvolvimento do ensino e muito mais. O que vem pela frente? 

Para responder esta e outras questões, a Pearson Brasil lançou no mês de agosto a websérie “Covid 19 x Educação: o que aprendemos com a pandemia?”, com depoimentos de diversos especialistas sobre as principais percepções e perspectivas sobre esse universo. Todos os episódios já estão disponíveis no Youtube, mas você pode conhecer mais sobre cada um deles abaixo:

#1 A pandemia deixou a educação mais digital?

Com o distanciamento social, as ferramentas digitais contribuíram para a continuidade do aprendizado que acontecia em sala de aula. Neste cenário, muitos profissionais da educação e alunos aprenderam a utilizar melhor a tecnologia para garantir o ensino. Segundo a pesquisa Global Learner, realizada pela Pearson, 84% dos brasileiros acreditam que as mídias digitais e outras tecnologias se tornaram importantes neste isolamento. Betina Von Staa, autora e consultora em inovação no mercado educacional, Gregório Grisa, professor e doutor em educação, e Jeferson Mariano, professor universitário e analista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, debatem sobre o papel da tecnologia da educação nesse primeiro episódio da websérie.

#2 Os novos aspectos socioemocionais da educação

Sem a proximidade física por conta do isolamento social, mudam as formas de se interagir com professores e colegas, demonstrar afeto, colaborar, brincar e desenvolver projetos. Pais se veem incluídos de forma ainda mais presente na aprendizagem dos filhos e enfrentam o desafio de equilibrar essa rotina com a vida profissional. Professores vivem o estresse e o medo de ter que reinventar seu jeito de ensinar e não saber como isso impactará o futuro do seu trabalho. Quantas e quais dessas transformações vieram para ficar mesmo após o fim da pandemia? É o que Filomena Brandão, gerente editorial de portfólio de habilidades para o séc. XXI na Pearson Brasil, Edna Conceição, professora de educação infantil e fundadora do projeto “Exploradores da cidade”, Alexandre Eburneo, gerente pedagógico da Pearson Brasil, e Rodrigo Ratier, professor universitário e doutor em educação, analisam no segundo episódio da websérie.

#3 Como será a educação do futuro?

É possível calcular os impactos permanentes do distanciamento social para o setor da educação? Para a maioria dos respondentes da pesquisa Global Learner 2020, a maioria das pessoas acredita que o uso de aplicativos se tornará cada vez mais comum. Além disso, no Brasil, 74% das pessoas concordam que o ensino online garantirá uma educação de qualidade. Os dados ainda mostram que 80% dos respondentes brasileiros veem o ensino do futuro mais “self-service”. No terceiro e último episódio da websérie “Covid 19 x Educação”, Paula Beatriz de Souza, professora e diretora de escola estadual, Alexandre Eburneo, gerente pedagógico da Pearson Brasil, e Juliano Costa, vice-presidente de produtos da Pearson LATAM, projetam um futuro para a aprendizagem diante das transformações e efeitos da pandemia.

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE