fbpx
12/02/2020

Conheça a importância do ensino bilíngue na educação infantil

Especialista em bilinguismo da Pearson fala sobre Currículo, formação de professores e experiência em sala de aula

Você já parou para pensar em como o mundo tem se transformado? Certamente, notou que dominar outro idioma não é mais um diferencial, mas, sim, uma necessidade. Mas, qual é o melhor momento para introduzir o estudo de outro idioma na educação infantil e quais sãos os caminhos para promover um ensino bilíngue adequado?

No Papo Pearson, transmissão ao vivo que ocorre mensalmente na página do Facebook da Pearson Brasil, o especialista em bilinguismo, Marcos Mendonça, falou sobre a importância do ensino bilíngue e deu insights para educadores compreenderem temas como Currículo, formação de professores e experiência em sala de aula, embasado pela participação na Braz-Tsol, maior conferência brasileira de profissionais da Língua Inglesa.

Formação de professores e desenvolvimento profissional

O primeiro passo para uma educação de qualidade é, certamente, o investimento em formação profissional. “A pessoa mora fora por 6 meses e, quando volta, vira professor. Esse é um assunto a se pensar. Muitos professores falam a língua, mas não têm a formação. Não há problema começar assim, mas é preciso ir atrás do desenvolvimento profissional”, disse.

Além do ensino do idioma

“Quando a gente ensina, a gente vai além da língua”, disse. Marcos sobre o trabalho que precisa ser feito para o desenvolvimento das habilidades do século XXI sobre o conteúdo vinculado à linguagem. “A gente sabe que a educação bilingue vai além do ensino de idioma é assim que compreendemos o bilinguismo”, disse.

Os pais são importantes no processo de aprendizagem

Marcos reforçou o papel importante dos pais no processo de aprendizagem das crianças e que é preciso sempre trazê-los para a realidade da escola, sobre os projetos e conteúdos que estão sendo apresentados aos alunos. “Quanto maior o vínculo dos pais com a escola, melhor para as questões cognitivas e de desenvolvimento dos filhos, para que eles possam também entender os processos”, disse.

Bilinguismo chegou para ficar

A educação bilíngue já é uma realidade no Brasil e quando compreendemos isso, entendemos as diferenças entre o ensino regular e importância da aplicação do ensino bilíngue na educação infantil. “O ensino bilíngue chegou para ficar e para melhorar as coisas”, disse.

Ouça estes e outros insights sobre educação bilíngue clicando no player acima.

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
Outras matérias da mesma editoria