31/03/2020

Como se manter engajado no aprendizado online

Aprendemos muito rapidamente, o aprendizado online é diferente do aprendizado tradicional. Pode parecer mais difícil permanecer engajado, especialmente quanto mais tempo ficamos em isolamento social. Essas 5 dicas, selecionadas pelos especialistas da Pearson, podem ajudar a mantê-lo motivado e no caminho certo para o sucesso.

  1. Mantenha as conexões

O aprendizado online pode parecer isolado, portanto, os esforços para se sentir parte de uma comunidade de aprendizado podem ajudar. Entre em contato com outros alunos em fóruns de discussão e mantenha as conversas por e-mail, videochamada ou aplicativos de mensagens.

  1. Assuma o controle de seu próprio aprendizado

Acompanhar sua leitura ou fazer testes podem ser requisitos do ensino online. Sua autonomia na forma como responde a quadros de discussão ou no gerenciamento de projetos maiores também podem favorecer esse aprendizado. Encontre maneiras de conectá-los aos seus próprios interesses e objetivos!

  1. Estabeleça bons objetivos

Quando você pensa sobre o que deseja para sua classe, que tipo de ideias vem à sua mente? Para a maioria de nós, a primeira resposta será um tanto vaga como “tirar uma boa nota” ou “progredir no meu plano de carreira”. Objetivos mais concretos podem ajudar a aumentar a motivação e a persistência; portanto, considere ser mais específico, como “Quero obter pelo menos 92%” ou “Quero melhorar minhas habilidades de comunicação criando apresentações eficazes em classe”.

  1. Mantenha-se na pista

Passe algum tempo pensando em coisas que podem dificultar o cumprimento de seus objetivos e, em seguida, elabore alguns planos concretos de como você irá lidar com eles. O planejamento antecipado dessas regras do tipo “se → então” pode ser realmente eficaz para ajudar as pessoas a cumprir seus objetivos. Se você ficar para trás, não seja muito duro consigo mesmo.  A mudança é desafiadora para todos.

  1. Estabelecer rotinas produtivas

Um dos benefícios do aprendizado online é a flexibilidade que ele permite – em muitos casos, você é livre para fazer login sempre que for conveniente fazer seus cursos. No entanto, essa liberdade pode ser uma faca de dois gumes. Seja realista quanto ao seu tempo – talvez você precise equilibrar os estudos sobre cuidados infantis agora – e defina uma programação consistente que funcione para você.

Verifique se as pessoas da sua família estão cientes disso: compartilhar um compromisso com outra pessoa aumenta a probabilidade de você seguir adiante.

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria