19/01/2021

Como ler mais na quarentena? Dicas de leitura e concentração

Precisa de uma ajuda sobre como ler mais na quarentena? A Entretanto te ajuda com dicas para tornar a leitura um verdadeiro hábito

Não é novidade que a leitura carrega consigo muitos benefícios para a vida daquelas que a praticam: melhora o funcionamento do cérebro, estimula a criatividade e o pensamento crítico, provoca empatia e é a chave para se dar bem em testes de linguagens e ciências humanas.

Está convencido de que a leitura só agrega valor para a vida, mas ainda precisa de um empurrãozinho para transformá-la em um hábito, durante o período de pandemia? A Entretanto te ajuda! 

Confira essas dicas para ler mais na quarentena:

Leia em diferentes formatos

Hoje, o livro físico, apesar de ser ainda o preferido de muitos, não é mais a única maneira de ter contato com aquela história que você tanto quer ler. É possível acessar publicações pelo computador, pelo celular e por leitores de livros digitais. Ou seja, não tem desculpa para não começar a ler agora mesmo!

Leia diferentes tipos simultaneamente

Você sabia que revezar-se entre um romance, um livro de ficção científica e uma biografia, por exemplo, ajuda muito a sua lista de leituras a girar mais rápido? Ter mais de uma opção pode te ajudar a evitar a postergação na hora de ler por não estar com vontade de um livro específico em determinado momento. Experimente!

Descubra qual o seu período favorito para ler

Tente reparar em qual parte do dia a leitura lhe parece mais agradável. Se você prefere ler com luz natural ou antes de dormir, por exemplo, isso pode te ajudar a organizar a rotina, pois permite separar seus horários favoritos para os livros e o restante do tempo para outras atividades.

Um ambiente calmo e confortável conta

Há quem goste de ler ouvindo música ou no transporte público, mas quando estamos em casa, encontrar um ambiente calmo, confortável e limpo, pode ajudar a aumentar os seus níveis de foco e concentração.

Priorize a leitura

Quantas vezes você esteve com tempo livre e, sem perceber, pegou o celular e ficou navegando nas redes sociais? E, quando percebeu, perdeu horas naquela atividade sem estar realmente interessado no conteúdo que estava consumindo? Repensar essas atitudes automáticas pode ser um bom indicador de que a leitura pode virar um hábito no lugar delas.  

Participe ou crie um clube do livro online

A leitura não precisa ser um hábito individual e solitário. Mesmo na pandemia, propor uma leitura conjunta com os amigos de maneira virtual pode te ajudar ainda mais a refletir sobre a obra, compreender aspectos que talvez você não tivesse conseguido sozinho.  Debater o que você está lendo com pessoas próximas ou grupos de leitores pode ser um grande incentivo, além de agregar diferentes pontos de vista à sua experiência.

 

Aproveite as nossas dicas para consumir conteúdos cada vez mais relevantes e criar novos e bons hábitos como ler mais na quarentena!

 

LEIA TAMBÉM: Dicas para você se planejar e conseguir aprender mais coisas em 2021

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria