20/10/2020

Assista agora: debates sobre o futuro da educação

Confira tendências, alternativas e soluções para o que vem pela frente no ensino

A Pearson busca construir uma educação cada vez mais digital, inclusiva e acessível. A proposta é que esse processo seja realizado de acordo com as necessidades dos estudantes do mundo todo. Para isso, é importante ouvir, pesquisar, analisar e dialogar sobre os principais temas que influenciam no ensino do hoje e do amanhã.

O #PapoPearson é uma live mensal realizada no Facebook da Pearson Brasil, que reúne especialistas para um debate sobre tendências, perspectivas, ações e propostas para o futuro da educação. Nesse ano, todas as transmissões estão sendo feitas de forma remota, respeitando o distanciamento social, devido a pandemia do novo coronavírus. Assista aos encontros que tivemos em 2020:

Lições de 2020 e tendências para o aprendizado em 2021

No último #PapoPearson da temporada, os especialistas convidados debatem sobre os desafios e transformações que o setor passou em 2020, assim como as lições aprendidas nesse período e que estarão presentes no aprendizado definitivamente a partir de 2021. Confira:


Como o aprendizado pode reduzir desigualdades

No mês da Consciência Negra, falamos também sobre o acesso à educação. Como um ensino de qualidade e acessível pode contribuir para uma sociedade mais equitativa? Como fazer para que mais pessoas tenham acesso a esse direito básico? Assista:

A visão sobre o papel do professor na sociedade durante e após a pandemia

No mês de homenagem aos professores, preparamos um debate sobre como a sociedade passou a enxergar o papel do mestre durante a pandemia e os principais desafios que os educadores terão daqui para frente.

O papel inclusivo da educação

No mês em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, reunimos colaboradores do Grupo Able da Pearson, que aborda a inclusão no Projeto Pearson para Todxs, para conversar e propor ações práticas para a educação utilizar ainda mais o seu papel inclusivo na sociedade.

A pandemia transformou a educação de forma permanente?

A mudança na forma de trabalhar e estudar levou as pessoas a um mundo muito mais digital. É o que mostra a pesquisa Global Learner, realizada pela Pearson em 7 países. Essas transformações foram impulsionadas pela pandemia que, em poucos meses, fez com que milhões de alunos e professores se adaptassem ao uso das tecnologias na aprendizagem. Depois de quase 5 meses em distanciamento social, a pergunta que muitos profissionais se fazem é: qual será o legado para a educação? Confira:

Efeitos do ensino familiar na vida de alunos e professores

Desde que estamos em um cenário de pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o distanciamento social como uma forma de prevenção do alastramento do vírus. Embora eficaz, esta medida gerou mudanças em diversos setores na sociedade, principalmente na educação. Professores, alunos e responsáveis passaram a lidar totalmente com um ensino à distância, com o excesso de contato com a tecnologia e o desgaste do aprendizado. Nesse bate-papo, os profissionais analisam os impactos desse ensino na vida das pessoas.

Rumos da educação após o distanciamento social

Com o distanciamento social, professores tiveram que se adaptar ao ensino digital para estabelecer contato com os alunos e continuar a aprendizagem. Esse cenário trouxe muitas transformações para o setor da educação. Nesta conversa, nossos especialistas tentam antecipar os próximos passos do ensino. Vale a pena conferir!

Educação online em tempos de pandemia

Nossas debatedoras analisam como os professores podem lidar com a educação online, que se intensificou durante esse período de distanciamento social. O uso dos meios digitais tem sido importante para continuar o aprendizado dentro de casa e estabelecer conexões entre educadores e estudantes. Porém, ainda há muitas dúvidas de como engajar o aluno, quais atividades sugerir e plataformas que podem ser utilizadas. Nessa transmissão, os caminhos que podem facilitar esse ensino são compartilhados.

Tecnologia e educação

Antes mesmo da pandemia da Covid-19, a educação já passava por uma transformação e adaptação às tecnologias. Como elas podem auxiliar no processo do ensino e do aprendizado é o tema desse #PapoPearson. Confira:

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE