13/05/2021

Assista agora: debates sobre o futuro da aprendizagem

Confira tendências, alternativas e soluções para o que vem pela frente

A Pearson busca contribuir com uma aprendizagem cada vez mais digital, inclusiva e acessível, especialmente pelo momento de pandemia que o mundo está enfrentando. Para isso, é importante ouvir, pesquisar, analisar e dialogar sobre os principais temas que influenciam nos processo de ensino aprendizagem agora e no futuro. 

O #PapoPearson é uma live mensal realizada no Facebook e no LinkedIn da Pearson Brasil, que reúne especialistas para um debate sobre tendências, perspectivas, ações e propostas para o futuro da aprendizagem. Nesse ano, todas as transmissões estão sendo feitas de forma remota, respeitando o distanciamento social, devido a pandemia do novo coronavírus. Assista aos encontros que tivemos em 2021:

As contribuições do bilinguismo para a vida dos aprendizes e para a capacitação de professores

O que acontece com o nosso cérebro quando estamos aprendendo um novo idioma? Existe uma técnica que facilita esse processo? Você acha que o aprendizado é igual para todo mundo? As respostas para essas perguntas e muitas outras, a gente descobriu na edição de agosto do #PapoPearson com Maicon Ribeiro, consultor pedagógico em Educação Bilíngue e ELT na Pearson Brasil, Ariovaldo Alberto da Silva Junior, MD PhD., neurocientista especializado em aprendizagem ativa e persuasão avançada, e Renata Condi de Souza, doutora e mestre em Linguística Aplicada e especialista em educação e tecnologia educacional. Clique aqui para assistir à primeira transmissão feita no LinkedIn da Pearson Latam!

Racismo, empreendedorismo e os desafios da aprendizagem para mulheres negras

Vamos falar sobre racismo, empreendedorismo e aprendizagem sob a ótica de mulheres negras? Na edição de julho do #PapoPearson, convidamos Daniele Saraiva, analista fiscal na Pearson e integrante do Grupo Bold, comitê de diversidade da Pearson, Adriana Barros, mãe de filho autista, editora e empreendedora, e Thalita Monteiro, jurista e membro da Articulação de Mulheres Negras Brasileiras, para conhecer suas histórias e falar sobre os desafios e conquistas dessa população.

A importância das discussões e inclusão das diversidades de gênero no interior dos processos de aprendizagem

Na edição de junho do #PapoPearson, recebemos Maria Filomena Brandão, gerente de produtos Mentes do Amanhã e coordenadora da Pearson Clinical, Maria Adelia Gonçalves Ruotolo, coordenadora geral do CIEJA Paulo Emílio Vanzolini, e Teka Araújo Gonçalves, aluno trans atendido na unidade desde o início de 2021, depois de mais de 40 anos fora da escola, para falar sobre a importância do acolhimento no interior dos processos de aprendizagem.

A importância da aprendizagem de outros idiomas 

Num mundo amplamente conectado, a proficiência em outros idiomas já não é mais um diferencial, e sim um requisito. Falar um idioma estrangeiro significa muito mais que entender letras de músicas e séries internacionais. É acessar um mundo mais democratizado, em que oportunidades surgem com mais facilidade e muito mais portas se abrem. Para falar um pouco mais sobre a importância do aprendizado de outro idioma, convidamos Juliana Espanhol, Gerente de sucesso do aluno na Pearson Brasil, e Carol Lidquist, idealizadora do projeto Globalizando, que oferece cursos de idiomas e mentoria gratuita para jovens de baixa renda, Sheila Brancatti Borges, professora de Língua Inglesa na E.E. Suetônio Bittencourt Junior e Linda Grassi, educadora e sócia de unidades das escolas de idiomas Wizard by Pearson.

Volta às aulas – acolhimento, percepções e expectativa para 2021


Escolas do mundo inteiro retornaram às atividades, algumas de forma híbrida, outras de maneira totalmente remota, mas os desafios continuam e precisamos garantir que a educação aconteça, independente e apesar da pandemia, assim como os educadores fizeram com maestria em 2020. Nesta edição do #PapoPearson, Cláudia Yazlle, gerente pedagógica da Pearson, recebe coordenadora e diretora da Escola Estadual Suetônio Bittencourt Junior, Cinthia Fuschini Feliz e Elizabeth Gonçalves Marques, e a psicóloga comportamental e orientadora educacional, Juliana Gois, falaram sobre sobre volta às aulas – acolhimento, percepções e expectativa para 2021.

Aprendizado como pilar fundamental da transformação


Como o ensino e aprendizagem podem contribuir para a equidade de gênero e garantir que meninos e meninas estejam aprendendo de forma verdadeiramente equitativa e os impactos disso no futuro? Neste #PaPoPearson, Naiara Nogueira, Especialista Comercial da Pearson recebe, Laís Rume, Head de Relaciona da B2Mamy, empresa que capacita e conecta mães ao ecossistema de inovação e tecnologia, Raphaele Godinho, estudante de relações internacionais e fundadora do premiado projeto Resgatando e Valorizando a Mulher e a professora Bárbara Daniela Guedes Rodrigues, orientadora do clube “Meninas nas Exatas”, da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, para falarem sobre como a aprendizagem pode e deve ser importante indicador de transformação da sociedade. 

O impacto da pandemia na saúde mental dos profissionais


Durante a pandemia, estresse e ansiedade estiveram presentes na vida de muitos profissionais. Um estudo avaliou os impactos desse cenário na saúde mental de diversos profissionais. Na primeira edição do #PapoPearson de 2021, convidamos o pesquisador responsável pelo projeto, Leandro Malloy, Marcela Birindelli, gerente de Gente e Gestão da Pearson LATAM e Carina D’Alcante, especialista de produtos da Pearson Brasil, para falarem sobre como essa questão pode influenciar no aprendizado e no desempenho das atividades, como reduzir esses problemas em tempos de distanciamento social e como trabalhar as habilidades socioemocionais desde o início da aprendizagem.

BAIXE AGORA! E-book gratuito “Transformações da Aprendizagem”

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Outras matérias da mesma editoria