27/01/2021

A importância do aprendizado de outros idiomas para a trabalhabilidade

Você já sabe que aprender um segundo idioma, especialmente a Língua Inglesa, não é mais apenas um diferencial para apresentar no currículo, mas algo que se tornou essencial para a convivência em um mundo globalmente conectado. Mas, seguramente, é algo que aumenta a competitividade quando o assunto é trabalhabilidade. Por isso, hoje, vamos falar sobre a importância do aprendizado de outros idiomas para o trabalho.

Um estudo conduzido pela Universidade de Chicago revelou que saber uma língua estrangeira interfere na tomada de decisão e nos afasta de tomadas de decisões emocionalmente carregadas. Em outras palavras, falar mais de um idioma pode dar ao indivíduo a capacidade de se distanciar de impulsos e reações imediatas.

Por isso, cada vez mais as empresas buscam profissionais que saibam não só o básico do inglês ou de outro idioma. Elas querem colaboradores que tomem decisões assertivas e que possam se comunicar com precisão e clareza, ler e escrever em outra língua e aumentar os níveis de competitividade do mercado com profissionais mais qualificados.

Além disso, falar outro idioma estimula o funcionamento do cérebro e aumenta o foco, pois o órgão é capaz de direcionar os processos de atenção, ou seja, pessoas com a habilidade de falar mais de um idioma podem filtrar entradas sem importância com mais eficácia do que os outros que não dominam outra língua.

Quando nos colocamos em contato com outro idioma, também podemos expandir nossos horizontes e aumentar o nosso repertório cultural. Afinal, qual empresa não quer ou precisa de um colaborador mais criativo, focado e capaz de tomar decisões satisfatórias a longo prazo?

 
4 dicas da neurociência para aprender a acelerar o aprendizado

“Em vez de aprender pela repetição, você precisa ir além da superfície e desvelar a cultura escondida atrás de cada palavra e expressão”.

[Balázs Csigi]

Insira seu aprendizado em um contexto

A vida real é muito mais exigente do que as simulações. Imagine que você deva dizer em inglês a frase: “Preciso de um telefone com urgência” em duas situações diferentes: na sala de aula, durante um exercício oral, ou no meio de uma rua escura em Londres, sozinho, após ter perdido os seus documentos. Em qual momento você exigirá mais do seu cérebro?

Assista a um mesmo filme estrangeiro 3 vezes

Faça uma experiência. Assista a um mesmo filme três vezes, no idioma que está estudando. Na primeira vez, habilite as legendas em português. Na segunda, habilite as legendas no idioma original. Na terceira, assista ao filme sem legendas. Isso fará com que você conduza associações entre forma, som e significado.

Ouça muita música no idioma que está aprendendo

A condição básica para o aprendizado é a motivação. A perspectiva de finalmente entender uma letra que você nunca compreendeu faz isso: te motiva!

Sempre que puder, use expressões estrangeiras

Quanto mais você usar a língua em situações do dia a dia, mais rápido irá incorporá-la ao seu repertório.

Fonte: Revista Exame 

Esperamos que aproveitem essas dicas para melhorar o currículo e aumentar a competitividade no mercado de trabalho!

 

LEIA TAMBÉM: Percepções das gerações X e Z sobre o futuro do trabalho 

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria