fbpx
02/06/2020

5 recursos digitais para ampliar o debate racial em sala de aula

 

Nos últimos dias, o debate sobre questões raciais estampou as matérias de jornais do mundo inteiro. Este assunto deve ser prioridade, também, no ambiente escolar, onde os alunos têm seus primeiros contatos com a diferença. Esta semana na #Entretanto, vamos compartilhar um debate mais amplificado de como falar sobre o tema em sala de aula. Nosso objetivo é, para além das redes sociais, contribuir com o desenvolvimento da conscientização histórica da sociedade.

Para começar, elencamos 5 plataformas gratuitas que podem te ajudar ampliar o debate sobre o tema em sala de aula. 

1) Plano de aula

Com atividades voltadas para ajudar o professor a trabalhar o Dia da Consciência Negra com seus alunos, o plano desenvolvido pela professora de Educação Básica, Suely Aparecida Gomes Moreira, é composto por cinco aulas, de 50 minutos cada. A proposta didática apresenta situações que instigam os estudantes a compreenderem a importância da data.

Clique aqui para acessar o conteúdo.

2) África na Escola

Com conteúdo que pode ser trabalhado com os alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Podcast da Escola Brasil, plataforma do MEC, explora assuntos relacionados à cultura africana, diversidade e pluralidade. 

– Clique aqui para acessar o conteúdo

3) Vista minha pele

Indicado para os alunos do Ensino Médio, a produção independente trata sobre a questão do preconceito racial e o respeito à diversidade. Com 26 minutos de duração, o material é um recurso que aproxima os jovens da temática.

4) A Cor da Cultura

Desde 2004, o projeto educativo oferece diversos produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que promovem a valorização da cultura afro. São livros, músicas, séries e artigos que ampliam o conhecimento e reflexão sobre o tema.

Clique aqui para acessar o conteúdo

5) Diversidade e preconceito

Episódio do programa Escola Brasil, plataforma do MEC, sobre a cultura afro-brasileira, o áudio promove a influência da cultura africana na história do País no formato de um programa de rádio.

Clique aqui para ouvir o programa

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
Outras matérias da mesma editoria