24/03/2020

5 dicas para manter os alunos motivados e envolvidos no ensino online

No ensino online, é um pouco mais desafiador para os alunos se envolverem com você, com o conteúdo e entre si. Além disso, eles têm algo novo para se envolver – a tecnologia. Essas 5 estratégias podem ajudar a mantê-los motivados e no caminho certo para um aprendizado mais eficaz.

  1. Crie um senso de comunidade

Um desafio do aprendizado online é que os alunos geralmente se sentem bem isolados. Considere como você pode fazer contato direto, por e-mail, mensagem instantânea e vídeo, com o maior número possível de alunos, ajudando-os a ver como você investe no aprendizado deles. Além disso, incentive maneiras desses estudantes se envolverem entre si. Proponha atividades em pares e discussões entre eles.

  1. Ajude os alunos a progredir

Quando os alunos sentem que são capazes progredir é mais provável que persistam em seus objetivos. Considere como estruturar as tarefas para que os alunos possam experimentar “vitórias rápidas” no caminho de desafios mais difíceis. Além disso, ver como os colegas semelhantes progrediram pode ajudar a inspirar estudantes. Verifique se algum aluno com mais experiência no aprendizado online estaria disposto a compartilhar algumas de suas ideias sobre como obter sucesso no curso.

  1. Estabeleça maneiras de monitorar o progresso

Se os alunos não tiverem certeza de como estão, talvez não se envolvam de forma produtiva. Estabeleça e comunique objetivos explícitos para o curso, vincule as atividades dos alunos e progrida de volta a esses objetivos. Procure ferramentas em seu sistema online (por exemplo, pratique perguntas com feedback instantâneo, organizadores de estudos que marcam quando os alunos usam recursos diferentes etc.) que podem ajudar os estudantes a acompanhar o progresso. Seja explícito sobre como você acha que essas ferramentas podem ajudar e recomende que os alunos as usem, para que eles vejam o valor potencial delas.

  1. Recompense e comemore os objetivos concluídos

Embora seja verdade que o aprendizado seja sua própria recompensa, todos podem usar uma pequena ajuda de vez em quando para cumprir seus objetivos. Pense em maneiras de oferecer aos alunos recompensas, sejam elas em forma de elogios, pontos em relação às notas ou algum objetivo coletivo para o qual a classe trabalha. Concentre-se em recompensar um bom esforço, progresso e os tipos de comportamentos de aprendizado que você deseja ver mais, não apenas conquistas.

  1. Relacione a classe com a vida dos alunos

Pode ser difícil manter-se motivado quando não vemos o valor no que estamos fazendo. Uma fonte importante de valor para o aprendizado acadêmico é a conexão com a nossa vida cotidiana. Como posso usar o que estou aprendendo na sala de aula para avançar em minha carreira, alcançar meus objetivos ou ajudar meus amigos, familiares e comunidade? Ofereça aos alunos algumas conexões em potencial como essas.

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria