fbpx
21/01/2020

466 anos de São Paulo: Instituto Bixiga ensina sobre a história da cidade

Interessados na história social de SP podem participar de cursos e aulas de campo que visitam lugares históricos

No próximo sábado (25), a cidade de São Paulo celebra 466 anos de muita História. O feriado é uma chance de conhecer um pouco mais sobre as culturas que moldaram a SP que conhecemos hoje. Para isso, o Instituto Bixiga prepara, desde 2015, o curso “Redescobrindo 466 anos da cidade de São Paulo”, uma aula especial que busca reconstituir parte significativa da complexa formação histórica da cidade. O curso acontece nesta quinta-feira (23), das 19h às 22h, no Instituto Bixiga.

“Costumamos pensar a cidade a partir da arquitetura e outros pontos e elementos, mas muito da história social acaba ficando submergida. Nós do Instituto, por meio da pesquisa, buscamos trazer à luz a história da cultura negra, da cultura indígena e dos imigrantes na cidade, por exemplo”, explica Danielle Franco da Rocha, Professora e Pesquisadora do Instituto Bixiga, que desenvolve projetos de pesquisa e educação popular sobre a realidade brasileira e latino-americana.

A formação aborda, entre outros importantes temas, questões relativas às relações entre centro e periferia, definição de cultura patrimonial, preservação das expressões culturais tradicionais e periféricas e processos antigos e atuais de transformações dos centros urbanos.

A proposta do curso divide o conteúdo em três importantes períodos da história: “São Paulo Colonial – A fundação da Vila Quinhentista”; “São Paulo Imperial – O século das grandes transformações”; e “São Paulo na República – A constituição da megalópole”. 

São 30 vagas disponíveis e a participação está condicionada à inscrição prévia, com investimento de R$ 90,00. O curso é aberto aos professores e às pessoas interessadas em discutir, estudar, pesquisar e lecionar no campo de História Social da Cidade.

RolêSP – Territórios Negros na Santa Ifigênia 

Ao longo do ano, o Instituto Bixiga promove o RolêSP, aulas de campo que revisitam importantes lugares históricos que contribuíram para a formação da cidade de São Paulo. O próximo encontro está previsto para acontecer dia 7 de março, com roteiro que percorre alguns territórios negros que fazem parte da História da Cultura Negra em São Paulo.

A visita guiada pelos professores do Instituto começa, portanto, pelo largo que abrigava a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, passa por importantes locais de luta e resistência e, por fim, chega na Rua Formosa em direção ao Largo do Piques, onde eram comercializados os escravizados em São Paulo.

Em breve, mais informações sobre horários e inscrições.

Serviço: 

Curso: Redescobrindo 466 anos da cidade de SP

Local: Instituto Bixiga (Rua dos Ingleses, 67, Bela Vista, São Paulo-SP)

Data e hora: 23 de janeiro, das 19h às 22h

Investimento: R$ 90,00 

Mais informações e inscrições: (11) 2597-0343 ou clique aqui para preencher o formulário.

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
Outras matérias da mesma editoria