07/08/2020

4 documentários brasileiros para você compartilhar em sala de aula

Nesse período de distanciamento social, o audiovisual tem se tornado uma arma potente para mantermos a sanidade mental e encontrarmos maneiras de “viajar” sem sair de casa. Filmes, séries e documentários são contadores de histórias. Eles servem para compartilhar fatos e nos ajudar a compreender o contexto social em que povos estão inseridos. Nas aulas, eles ganham o gosto da turma!

Para celebrar o Dia do Documentário Brasileiro, selecionamos 4 documentários que podem te ajudar na hora de engajar os alunos nos conteúdos. Veja:

1. Aruanda

Brasil anos 1960. O estado da Paraíba é palco para o documentário “Aruanda”, que conta a história de diversas famílias em condições precárias.

2. Viramundo

A produção retrata a chegada dos imigrantes nordestinos em São Paulo, que buscam oportunidades melhores de vida.

3. O crítico

Neste documentário, Kléber Mendonça Filho reúne 70 entrevistas de críticos e cineastas brasileiros para debater a indústria cultural.

4. Um passaporte Húngaro

Nessa produção, Sandra Kogut busca, a partir de sua nacionalidade, compreender a história daqueles que imigram para o Brasil na década de 40, durante a Segunda Guerra Mundial, e aqueles que não puderam sair da Hungria.

Andriele Moraes

Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE