fbpx
07/11/2019

10 filmes para estudar a história do Brasil no dia da Proclamação da República

Confira a nossa lista de produções que abordam acontecimentos relevantes de períodos históricos brasileiros

Neste 15 de novembro, celebramos os 130 anos da Proclamação da República. Comemoração que simboliza uma das principais datas da história do Brasil: a ofensiva de Marechal Deodoro da Fonseca, que derrubou a monarquia. Para relembrar os períodos mais marcantes do nosso país, selecionamos 10 filmes para estudar a história do Brasil. Confira:

  • Getúlio (2014)

Filme mostra a intimidade do então presidente da República, Getúlio Vargas, em seus últimos dias de vida, em meio a uma crise política em decorrência das acusações sobre a tentativa de assassinato contra o jornalista Carlos Lacerda. 

  • Uma história de amor e fúria (2013)

Passado e futuro se encontram na trama desta animação que aborda a história do Brasil em três períodos:  descobrimento, escravidão e ditadura militar, além de um paralelo do futuro, em 2096. 

  • Zuzu Angel (2006)

História da estilista Zuzu Angel retratada em filme, mostra o sequestro, tortura e assassinato de seu filho, o militante político Stuart Angel Jones, pela ditadura militar. Zuzu trava uma guerra contra o regime pela recuperação do corpo de seu filho.

  • O Que É Isso, Companheiro? (1997)

O filme tem o roteiro parcialmente baseado no livro homônimo de Fernando Gabeira, de 1979. Uma mescla de narrativa ficcional e a verdadeira história do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, e a luta contra o regime militar. 

  • Canudos (1996)

Filme retrata a saga de Antonio Conselheiro e seus seguidores, no sertão baiano, durante o advento da República Brasileira. O líder religioso leva os trabalhadores rurais a lutarem contra a opressão no final do século 19.

  • Carlota Joaquina, princesa do Brazil (1995)

Carlota Joaquina é a personagem central do roteiro que conta a vinda da família real portuguesa para o Brasil e sua adaptação na colônia. Não se trata de uma obra intelectual, mas de uma história satírica do Brasil no século 18.

  • Memórias do Cárcere (1984)

O roteiro é uma adaptação do livro homônimo de Graciliano Ramos, que descreve sua permanência na prisão, durante o Estado Novo da era Vargas. 

  • Pra Frente, Brasil (1982)

O filme relata a prisão de um cidadão confundido com um ativista político durante a ditadura militar. Em meio à Copa do Mundo, o país inteiro torce pela seleção brasileira, enquanto ele e outros prisioneiros políticos são torturados nos porões da ditadura. 

  • O Caçador de Esmeraldas (1979)

O filme conta a saga de Fernão Dias Paes Leme, célebre bandeirante, durante o Brasil Colonial.

  •  Os Inconfidentes (1972)

Na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), a obra é uma versão cinematográfica da Inconfidência Mineira.

Já assistiu a esses filmes ou quer sugerir mais um para a nossa lista?

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0    Média: 0/5]
COMPARTILHE
Outras matérias da mesma editoria