Educação Bilíngue – Um mundo de benefícios!

Educação Bilíngue – Um mundo de benefícios!

por: Marcos Mendonça

Será que não é muito cedo para meu filho/a começar a aprender uma outra língua? – Essa é uma pergunta ainda muito frequente em nosso país. Alguns pais e até mesmo professores ainda tem dúvidas. O que eu posso dizer é que Educação Bilíngue é uma das coisas que mais me impressiona no processo de aprendizagem de uma criança. O desenvolvimento não é apenas linguístico, mas também cognitivo e social. A Educação Bilíngue transforma o indivíduo como um todo!

Alguns desses benefícios são:

1 – Benefícios Práticos
– Viajar é um benefícios muito prático. E não é segredo para ninguém que viajar é uma ferramenta muito poderosa para abrir a mente de uma pessoa para novas maneiras de pensar, fazer coisas e criatividade (habilidades muito valiosas no século XXI).

Uma segunda língua significa oportunidade de trabalhos. A globalização trouxe muitas mudanças e novos cargos ao mercado de trabalho. Inglês ainda é a ‘lingua franca’ para se fazer negócios no mundo.
Aprender mais de uma língua cedo na vida faz com que o aprendizado de mais línguas torne-se mais fácil depois. O conhecimento meta-linguístico (entendimento da língua, de como a língua funciona) é aprimorado a cada nova língua que aprendemos.

Saber mais de uma língua abre portas para toda a informação e conhecimento naquela língua: informação profissional, literatura, herança cultural e conhecimentos gerais. A pessoa que fala mais de uma língua tem mais acesso a conhecimento, tornando-se uma pessoa mais conhecedora e informada.

2 – Vantagens Educacionais
Os especialistas em desenvolvimento infantil tem muitas teorias e argumentos sobre maneiras específicas nas quais a educação bilíngue treina e molda o cérebro das crianças. Os processos através dos quais nós aprendemos estão sempre sendo estudados e nosso entendimento cada vez mais refinado com o passar do tempo.

Crianças bilíngues geralmente pontuam mais quando são testadas em testes de criatividade e pensamento crítico.
Habilidades de leitura normalmente são desenvolvidas mais rapidamente em crianças bilíngues. A criança bilíngue desenvolve uma habilidade meta-linguística mais apurada e isso se traduz no entendimento de como as línguas funcionam, fazendo com a compreensão de um texto seja mais efetiva.

A habilidade de foco também é desenvolvida no cérebro bilíngue. Indivíduos bilíngues tem mais capacidade de concentração, sendo capazes de minimizar os efeitos da distração quando engajados em tarefas mentais.

A Pearson oferece um Programa Bilíngue (Pearson Bilingual Program), onde as crianças serão capazes de desenvolver todos estas características mencionadas acima. Através do estudo de conteúdo acadêmico, experimentos científicos, habilidades de leitura e exposição diária à língua, os alunos aprenderão inglês como uma ferramenta de ensino de conteúdo.

Nestes 05 anos de programa, ele tem provado que realmente quanto mais cedo a criança é inserida em um contexto bilíngue, mais ela usufruirá dos benefícios já expostos aqui.

Nós sempre buscamos dar as nossas crianças algo extra que enriquecerá suas experiences de vida e as equipará melhor para uma vida pessoal e profissional de sucesso. O bilinguismo pode ser uma grande ferramenta para desenvolver várias habilidades em uma criança, tornando-a uma cidadã do mundo com as melhores ferramentas para ter uma vida plena de sucesso!

Bibliografia:

Bilingual Kids Rock
Revista Educação
Revista Educação

Receba nossa News