31/05/2022

Todos contra a LGBTFobia: você conhece essas gírias em inglês?

Em estudo inédito do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 2,9 milhões de adultos se declararam homossexuais ou bissexuais em 2019, no Brasil. Um marco histórico, que mostra o quanto assuntos voltados para diversidade, equidade e inclusão devem ser cada vez mais recorrentes no dia a dia das pessoas. 

E, se você está aprendendo outro idioma, este é um tema que pode você pode começar a estudar para, além de imergir em uma cultura e realidade que podem ou não ser as suas, aprender também sobre como evitar o uso de termos pejorativos e combater microagressões direcionadas à comunidade LGBTQIA+. 

Afinal, é o poder transformador do conhecimento que diminui as distâncias e, claro, é também uma ferramenta poderosa contra a intolerância e a favor da inclusão e do respeito com as pessoas marginalizadas. 

Pensando em expandir seus horizontes na Língua Inglesa, nós da Entretanto listamos algumas gírias em inglês que são consideradas homofóbicas, para você conhecer e não repetir no dia a dia (além de combater quando escutar alguém reproduzindo):

Confira:

Faggot

Faggot – ou a abreviação Fag* -, é uma das expressões mais conhecidas entre as gírias homofóbicas na língua inglesa e ganhou popularidade especialmente nos Estados Unidos. O termo pejorativo é usado para ofender o homem gay, uma expressão como ‘bicha” ou “maricas”, em tradução livre.

*No inglês britânico, fag também pode significar cigarro

You are so gay!

Mesmo que a palavra “gay” signifique homossexual, sendo assim não-homofóbica, na língua inglesa, dependendo da entonação, pode se tornar uma expressão ofensiva à comunidade LGBTQIA+. Cuidado com a entonação, intenção e com os viéses inconscientes. 

Dyke, dike ou bull dyke

Os termos “dyke, dike ou bull diyke” são usados para rotular mulheres ao gênero masculino. Em português essa expressão significa “sapatão” ou “sapatona”.

Baixe gratuitamente 

Quer saber como combater as microagressões no dia a dia? Que tal ler o Guia que a Pearson produziu, em parceria com a ilustradora Bruna Bandeira, do projeto Imagine e Desenhe? Clique aqui para fazer o download gratuito.

Também pensando no poder do conhecimento, elaboramos um Glossário da Diversidade para que você possa cada vez mais se apropriar dos temas que envolvem diversidade e combater os estereótiposdirecionados ao movimento LGBTQIA+. Embora o trabalho seja longo, o primeiro passo dado é, justamente, conhecer e desmistificar o que significa cada letra. Baixe aqui.

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria