28/03/2022

Mulheres primeiro: conheça descobertas incríveis feitas por elas!

Você já se perguntou quais descobertas incríveis as mulheres realizaram?

Muitas mulheres tiveram invenções importantes no passado e que são fundamentais para o mundo atual, mas que ainda não são muito reconhecidas. Por isso, com a missão de promover esse reconhecimento para o gênero feminino, criamos uma lista com 6 descobertas incríveis que foram realizadas por mulheres! Continue a leitura:

A tecnologia 3D de Valerie Thomas 

Em 1976, a física Valerie Thomas, descobriu que espelhos côncavos podem criar a ilusão de objetos tridimensionais (3D). Dessa forma, anos depois, em 1980, patenteou a tecnologia de transmissão 3D. 

Posteriormente, a NASA usou essa tecnologia, e também responsável pela criação do cinema 3D. 

Por conta de suas criações, em 1995, após se aposentar, Valerie Thomas recebeu diversos prêmios. Em especial, o Goddard Space Flight Center Prêmio de Mérito e Medalha de Oportunidades Iguais da NASA.

A energia solar de Mária Telkes e Eleanor Raymond

A biofísica Mária Telkes, em parceria com a arquiteta Eleanor Raymond, criou o primeiro equipamento de energia solar do mundo em 1947. Primeiramente, Mária trabalhou só no MIT num projeto de conversão de energia solar.

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1944, Mária,  trabalhou para U.S Office Of Science Research and Development, a biofísica criou um destilador solar. 

Além disso, depois da Guerra, Mária Telkes, em conjunto com Eleanor Raymond, construiu uma casa aquecida com energia solar. 

Em 1952, Mária Telkes recebeu o prêmio A Society of Women Engineers. Duas décadas depois, em 1977, recebeu um prêmio da American Solar Energy Society. Em 2012, ela entrou para o National Inventors Hall of Fame.

A descoberta cervejeira de Jane Peyton 

A historiadora e escritora, Jane Peyton, autora de três livros sobre cerveja e um sobre pubs ingleses. Chegou a conclusão que, pelo menos dois séculos atrás, a cerveja era coisa de mulher.

Essa conclusão se baseia na razão que antigamente em todas as regiões do mundo a cerveja era vista como comida. Sendo uma parte do menu de refeições, como “tarefa doméstica”, logo realizada por mulheres. 

Segundo a historiadora, durante um longo período, a bebida passou a ser uma tarefa feita exclusivamente pelo gênero feminino, pois conheciam todas as receitas e segredos para fazer a cerveja. Além disso, afirma que na Mesopotâmia e na Suméria, há 7 mil anos, as mulheres criaram habilidades especiais para fazer cerveja. 

A tecnologia para Wi-FI de Hedy Lamarr 

A atriz Hedy Lamarr é responsável pela criação da tecnologia Wi-Fi, bluetooth e GPS. Isso porque, durante o período da Segunda Guerra Mundial, em 1941, se aliou com o compositor George Antheil e juntou a tecnologia do “saltos de frequência”. No qual não deixava que rádios militares inimigos fossem pegos. 

Por isso, o sistema criado pela atriz foi considerado inovador na época, visto que protegia as comunicações sem fio, pois mudava a frequência do sinal. Mas, a Marinha dos Estados Unidos negou a patente de Hedy Lamarr. 

Muito tempo depois, no ano 2000, a atriz recebeu o devido crédito da descoberta e recebeu o prêmio “Electronic Frontier Foundation Award”.

Os softwares de Grace Hopper 

A analista de sistema, Grace Hopper, trabalhou por dez anos na Marinha dos Estados Unidos. Neste período, descobriu a tecnologia Flow-Matic, a primeira linguagem de programação a ser usada na língua inglesa. 

Atualmente, não se usa mais essa tecnologia, mas serviu como base para a criação do COBOL (Common Business Oriented Language). Usado para o processamento de banco de dados comerciais.

Por causa disso, Grace Hopper ficou conhecida como a “Vovó do COBOL”. Por conta de sua importância, participou do subcomitê que criou as especificações da linguagem COBOL, em 1959. 

Sendo assim, considera-se Hopper como a criadora do termo “bug”, usado até hoje para referir a um erro em códigos-fonte.

O Prêmio Nobel de Marie Curie

Considera-se a Marie Curie como um dos nomes mais importantes para a ciência. Em 1903, suas contribuições no campo da física a tornou a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, com a descoberta da existência da radioatividade natural.

Além disso, em 1910, novamente condecorada pela descoberta de dois novos elementos químicos. Por isso, contribuições de Marie Curie são tão importantes para a ciência hoje, quanto foram e são para o gênero feminino. Ela deixou um legado e o exemplo de que lugar de mulher é onde ela quiser estar. 

Leia também: Inglês: autonomia e liberdade para mulheres

 

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Outras matérias da mesma editoria