29/01/2022

Dia da visibilidade Trans e Travesti: todas as identidades importam!

Corpos e existências são plurais e, por isso, o Dia da Visibilidade Trans e Travesti celebra a existência, a resistência, as reinvindicações e a luta da comunidade Transsexual e Travesti. Afinal, o que é a Educação senão um mecanismo de transformação e inclusão de todas as pessoas? O educador Bruno Santana falou sobre a importância do respeito aos corpos dissidentes nos ambientes de aprendizagem e em todos os outros. Dê o play e confira!

De acordo com a pesquisa Global Learner Survey – Diversity and Equity in Education, estudo da Pearson com mais de 6 mil pessoas ao redor do mundo, 75% dos brasileiros entrevistados relatam que a desigualdade de gênero é um problema no sistema educacional e que a escola deve criar um ambiente propício para discussões sociais.

No dia da Visibilidade Trans e Travesti. o educador Bruno Santana, professor e membro dos coletivos De Trans pra Frente e Transbatukada, também falou sobre sobre o papel da educação no combate à transfobia. “É entender que os corpos, as existências, elas são diversas e plurais e que a educação precisa sim cumprir o seu papel, que é levar conhecimento, que é promover a transformação e contribuir para que todos os ensinamentos e todo conhecimento que foi produzido historicamente pela humanidade seja acessado por todas, todos e todes”.

Comunicação inclusiva

A forma como iniciamos uma conversa com as outras pessoas é muito importante para incluir e promover ambientes mais acolhedores. Uma forma de demonstração de respeito com a pessoa transexual e travesti para a construção de um mundo e uma comunicação mais inclusiva é dirigir-se pelo nome e do pronome que ele ou ela escolheu. Além disso, outra forma de incluir as diversidades de gênero é oferecer um tratamento igual ao que é oferecido aos demais. 

LEIA TAMBÉM: 9 PERGUNTAS QYE VOCÊ PODE FAZER PARA AS PESSOAS TRANS E TRAVESTIS

Indique! Contrate!

É importante que pessoas trans tenham acesso aos espaços que outrora não foram permitidos pelos preconceitos. Para que isso aconteça, é nosso papel criar ambientes acolhedores e de respeito para auxiliar esses grupos marginalizados a adentrarem os seus espaços de direito. Indique para vagas de emprego na sua empresa ou, caso esteja em um cargo de liderança, contrate! Essa representação é muito valiosa para essa população para garantir ascensão social e sobrevivência. 

Eduque as crianças

A educação tem caráter transformador na sociedade. Portanto, educar crianças sobre o respeito às diversidades é fundamental para que no futuro tenhamos uma sociedade mais inclusiva e respeitosa. 

Transfobia é crime!

Desde junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) criminaliza atos de discriminação em relação a orientação sexual e identidade de gênero.

LEIA TAMBÉM: GLOSSÁRIO DA DIVERSIDADE

Entretanto

Entretanto Educação
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Recomendados
Outras matérias da mesma editoria