30/04/2022

Conheça mais sobre Pé Torto Congênito: participe da segunda edição da Corrida Associação Primeiro Passo

Por: Franciela Fernandes*

Para comemorar o Dia Mundial do Pé Torto Congênito, celebrado no dia 03 de junho, a Associação Primeiro Passo organiza sua segunda edição da Corrida para crianças tratadas ou em tratamento de Pé Torto Congênito. O evento será realizado no Circo Show Patati Patatá, localizado na rua Uriel Gaspar, 149 – Belenzinho, em São Paulo, no dia 05 de junho, às 11h30. 

Além de promover a inclusão e a conscientização sobre a importância do tratamento precoce, a Associação pretende atingir o maior número de pessoas para que redes de atendimentos sejam ampliadas e crianças que nascem com a deformidade possam ser tratadas precocemente.

“O nosso objetivo é conscientizar com diversão, de forma que crianças tratadas, não tratadas ou em tratamento, pais e familiares, ou qualquer pessoa que apoie a causa, participem deste momento tão especial com a gente. A ideia é fazer com que todos compreendam, apoiem e difundam ações de Pé Torto Congênito, só assim vamos alcançar nosso propósito, que é levar atendimento para todas as crianças que precisam”, ressalta Sandra Cristina Domingues, presidente da Associação Primeiro Passo. 

Durante o evento haverá interação de médicos e convidados especiais, corrida com percurso curto, sorteios de brindes e muito mais. Além de as crianças terem a oportunidade de ver de perto os personagens da série Parque Patati Patatá, sucesso no Discovery Kids, em um universo cheio de encanto e magia, por meio de números circenses misturados com as canções de sucessos da dupla. 

Números do Pé Torto Congênito 

No Brasil são cerca de 4 mil crianças nascidas por ano com Pé Torto Congênito. Em São Paulo, de acordo com a Escola Paulista de Medicina, a cada 500 nascidos, 1 (um) nasce com o Pé Torto. A deformidade inclui alterações nos tecidos dos músculos, tendões, ligamentos, ossos, vasos e nervos. Sua incidência tem relação com a etnia: a proporção é de um caso para cada 1.000 nascidos vivos da cor branca e de até 6,8 para cada 1.000 nascidos vivos polinésios. O sexo masculino é duas vezes mais afetado.

Sobre a Associação Primeiro Passo

É uma entidade civil que nasceu do desejo de muitos pais de crianças que nascem com o Pé Torto Congênito, tratadas pelo Método Ponseti, de multiplicar, incentivar e difundir o tratamento. A entidade atua na detecção precoce desta alteração ortopédica, no suporte e na facilitação do acesso aos centros de tratamento espalhados pelo Brasil e no exterior. 

A Associação possui reconhecimento da PIA (Associação Ponseti Internacional) e já realizou diversos eventos como: Caminhada dos Pezinhos (2015), no Parque Ibirapuera, em São Paulo; Corrida dos Pezinhos, em Goiânia e em Cuiabá (2016), Erradicando o Pé Torto no Brasil, em Salvador (2017), e 1º Corrida e Caminhada no Parque das Bicicletas, em São Paulo (2019).

Banco de órteses

As famílias poderão levar órteses para doação durante o evento. Os dispositivos farão parte do Banco de Órteses da Associação Primeiro Passo, que existe há 12 anos e já atendeu mais de 430 famílias que não têm condições de adquirir órteses novas e compram a baixo custo pela Associação.

SERVIÇO:

2º Corrida e Caminhada da Associação Primeiro Passo

Data e horário: 05 de junho de 2022, às 11h30

Endereço: Rua Uriel Gaspar, n° 149 São Paulo – SP, 03178-200

Acessibilidade no local: Sim

Capacidade: 540 pessoas 

Largada: no mesmo local.

Classificação Etária: livre

Como adquirir o Kit para o evento: 

Os interessados devem acessar o link: https://mpago.la/16T2AbR e adquirir o kit contendo camiseta personalizada, lanche individual e um (1) ingresso para o Circo Show Patati Patatá. A compra também pode ser feita por meio do PIX da Associação: 12.950.014/0001-55. Neste caso, o comprovante deverá ser enviado para Rosana Nogueira Biazotto, no telefone/WhatsApp: (11) 11 99271-0187.

CRONOGRAMA 

11h45: Retirada de kit (portaria da tenda do Circo) 

12h: Início das atividades encontro de famílias e convidados 

12h20: Interação com médicos e convidados 

12h50: Corrida Bebês (+ de 1 ano a 3 anos) 
13h10: Corrida (+ de 3 anos até 5 anos) 

13h30: Corrida (+ de 5 anos) 

13h50: Encerramento e sorteios 

14h: Circo Show Patati Patatá 

Franciela Fernandes jornalista da Secretaria de Estado da Educação SP, embaixadora do Portal Mundo Adaptado e mãe do Martim – um menino cheio de vontades, sorridente e dócil. 

Colaboração

Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
PARTICIPE
Faça seu login
Avalie o artigo
[Total: 0   Average: 0/5]
COMPARTILHE
Outras matérias da mesma editoria