Sala de aula como um espaço seguro

por: Tonia Casarin

Um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento das crianças é o ambiente em que elas vivem. Quando ouvimos a palavra “ambiente”, geralmente pensamos no ambiente físico. Na verdade, os fatores ambientais que mais importam têm muito pouco a ver com a estrutura física do lugar mas, sim, com os relacionamentos que a criança desenvolve ao longo do tempo. Isso significa que o que mais importa é como os adultos interagem com as crianças, especialmente em momentos de estresse.

 

Não é à toa que cresce o número de iniciativas que buscam entender o ambiente em que as crianças vivem, a fim de entender o quê e como o ambiente impacta seu desenvolvimento e aprendizado. Tão importante quanto desenvolver as competências socioemocionais, formar um ambiente favorável ao aprendizado é fundamental para que o aprendizado aconteça. Portanto, intervenções que melhorem o clima em sala de aula e o ambiente escolar estão crescendo no mundo.

 

Sobre o cuidado, particularmente. A experiência de fazer parte de um ambiente de cuidado está diretamente ligada ao desenvolvimento das competências emocionais e sociais. Dito de outra forma, o ambiente influencia como ensinamos às crianças a cuidarem de si mesmas e dos outros.

 

Leia mais sobre os ambientes educativos.

 

Como reforça o relatório da Pearson, sabemos que as salas de aula são lugares diversos. Os alunos também têm diferentes culturas, origens, habilidades e características. A sala de aula é tão diversa quanto a humanidade. Os professores podem ter estratégias que realmente ajudem seus alunos a se sentirem pertencentes àquele lugar. Essa sensação de pertencimento é fundamental para o desenvolvimento dos alunos.

 

Sentir que alguém pertence significa ter relações positivas com os outros por meio de um interesse em comum ou de uma trajetória compartilhada. As pesquisas mostram que a sensação de pertencimento na escola é importante para muitos elementos de sucesso acadêmico, incluindo motivação e confiança. Portanto, reiterar a forma como os alunos são semelhantes entre si pode ajudá-los nesta identificação. Pode ser algo pequeno, como um interesse ou hobby conjunto, ou, ainda, uma cultura compartilhada, enfim, qualquer outra característica de identidade que possa aflorar esse sentimento nos alunos.

 

E esse sentimento está diretamente relacionado ao ambiente de sala de aula. Um outro estudioso famoso, que publicou livros famosos na área, chama-se Paul Tough. No seu livro “Helping Children Succeed” (Auxiliando o Sucesso das Crianças), ele aborda a importância de um ambiente estável para a formação dos pequenos. As pesquisas já mostram que ambientes hostis causam danos biológicos nos cérebros das crianças que estão em desenvolvimento. E essas mudanças podem enfraquecer o desenvolvimento de várias habilidades que ajudam as crianças a regular suas emoções e seus pensamentos. E, mais tarde, esta habilidade de regular suas emoções também pode ser afetada de forma que prejudique o desempenho escolar da criança e sua capacidade de construir relacionamentos.

 

Como falei no TEDx, os relacionamentos são como uma “cola” para o aprendizado. A ciência já explica que a afetividade está diretamente relacionada ao aprendizado. A conexão é cola para o aprendizado. O afeto é a cola das ligações entre os neurônios.  O que acontece é que as conexões neurais são mantidas e reforçadas quanto mais essas mesmas rotas das conexões são feitas. Esse processo faz a ligação ficar tão forte que nunca mais será desfeita.

 

Leia mais sobre aprendizagem socioemocional.

 

Portanto, o desenvolvimento de competências socioemocionais é fundamental para a cultura escolar como um todo e para direcionar como as relações na escola se estabelecem . Não adianta o esforço de pais, professores, educadores se os alunos vivem em uma escola que tenha como cultura o bullying, certo? Parece contraditório. E é.

 

Portanto, lembre-se de acolher cada um dos seus alunos, mostrar a eles que são importantes, que fazem parte e que pertencem àquele lugar.

Receba nossa News